• Camisa 10 inglês se tornou o maior artilheiro
  • Equipe fez 2 a 0 na primeira etapa e venceu
  • Itália foi bem no segundo tempo, mas não venceu

No jogo que colocou frente a frente duas seleções campeãs do mundo e ainda as duas equipes finalistas da última Euro, deu Inglaterra. Mas mais do que a vitória por 2 a 1, na tarde de ontem, no Estádio Diego Armando Maradona, em Nápoles, o triunfo de ontem foi cheio de história. Primeiro é a de que o English Team colocou fim a um tabu que durava desde 1977. Nesse período, a Itália jamais perdeu um jogo oficial para os ingleses. Segundo, o gol de Harry Kane, de pênalti, o segundo da partida válida pelas Eliminatórias da Eurocopa, foi o de número 54. Ele se tornou, assim, o maior artilheiro daquela seleção. Rice fez o outro gol inglês, enquanto Retegui descontou para a Azzurra.

Primeiro tempo da Inglaterra

O primeiro tempo começou com domínio inglês. Com muitos desfalques, o time italiano teve dificuldades para segurar a boa seleção comandada por Gareth Southgate. Então, os ingleses abriram o placar logo no início do jogo. Depois de um escanteio cobrado por Saka, Kane dominou e chutou. A bola bateu na defesa e sobrou para Rice, que não vacilou. Era o primeiro gol da partida.

A Inglaterra seguiu dominando as ações e a Itália não conseguia sair para o jogo. O estreante do ataque italiano, Retegui quase não tocou na bola. Embora Donnarumma não tenha trabalhado, o time inglês rondou a área durante a maior parte do tempo. Foi então que em mais um escanteio, Kane cabeceou em cima do braço de Di Lorenzo. Com a ajuda do VAR, o árbitro marcou a penalidade máxima. Kane cobrou e ampliou.

O gol da Inglaterra deixou os italianos atordoados. Talvez, pela importância do gol. Isso porque este foi o tento de número 54 do camisa 10 do English Team. Portanto, o centroavante se tornou o maior artilheiro de sua seleção. Assim, com a Itália ainda se acertando após o segundo gol, sofreu um ataque que quase se tornou o terceiro. Depois de um cruzamento rasteiro, Jack Grealish chegou livre para marcar, mas pegou mal na bola.

Segundo tempo todo italiano

O segundo tempo foi completamente diferente. A Itália precisava do resultado e partiu para cima da Inglaterra. Logo aos dois minutos, Pellegrini assustou o goleiro Pickford em um chute de esquerda. Contudo, a bola foi para fora. Aos oito, foi a vez de Verratti fazer o goleiro inglês trabalhar mais uma vez. A Itália subiu as suas linhas e começou a ensaiar uma pressão para diminuir o placar.

Na jogada seguinte, saiu o gol italiano. Pellegrini fez boa jogada e lançou Retegui. A estrela do futebol argentino, italiano naturalizado, recebeu e tocou na saída de Pickford. A partir de então, a Itália cresceu na partida e passou a dominar todas as ações e pressionar os ingleses no campo de defesa. O jogo ficou totalmente a favor da equipe da casa em busca do empate.

A Itália tentou com Verratti, que naquele momento era um meia e que aparecia na entrada da área. O domínio era grande, mas Pickford não trabalhou de forma que se destacasse. Aos 34 minutos, Shaw acabou levando o segundo amarelo. A expulsão fez Southgate mexer na equipe e deixar a Inglaterra ainda mais na defesa. O jogo virou de uma equipe só. Entretanto, nada que gerasse o gol de empate. Apito final e vitória inglesa.