• Volante acerta um belo chute de trivela aos 37 da etapa final
  • Vini Jr. tem gol anulado, e Seleção ganha de 1 a 0 dos suíços
  • Time brasileiro consegue a segunda vitória e está classificado

Em jogo difícil, o Brasil venceu a Suíça por 1 a 0, nesta segunda-feira, no estádio 974, e se classificou para as oitavas de final da Copa do Mundo 2022 de forma antecipada. Sem Neymar, a Seleção teve dificuldades e só conseguiu o gol da vitória aos 37 minutos do segundo tempo, no chute salvador de Casemiro. Vini Jr. chegou a marcar antes, mas o gol foi anulado por impedimento. A equipe comandada por Tite, inclusive, conseguiu o segundo triunfo no Catar após duas rodadas pelo Grupo G.

Garantida na próxima fase e com 6 pontos, a seleção brasileira ainda precisa garantir a liderança da chave na próxima sexta-feira, às 16h (horário de Brasília), contra Camarões, no estádio Lusail. A Suíça está na segunda posição, com 3 pontos, seguida por Camarões e Sérvia, ambos com 1. Também na sexta e no mesmo horário, sérvios e suíços jogam no estádio 974.

Primeiro tempo morno e sem gols

O Brasil começou buscando o ataque. Logo aos dois minutos, Raphinha cruzou forte, de esquerda, e a bola passou por todo mundo na grande área. Aos 5 minutos, a Suíça chegou pela primeira vez, mas sem perigo. A bola foi alçada na primeira trave, e Rieder desviou pela linha de fundo. Depois disso, aos 11, Lucas Paquetá recebeu de Fred e lançou Richarlison na direita. O camisa 9 cruzou buscando Vini Jr., mas a zaga suíça cortou.

Em ritmo lento, o Brasil foi tocando bola no campo de defesa da Suíça, que se fechou bem. Aos 18, a seleção brasileira criou boa chance. Paquetá arrancou pela esquerda e cruzou rasteiro na pequena área. Richarlison, então, se jogou para completar, mas a defesa da Suíça afastou. Até a metade do primeiro tempo, nenhuma seleção conseguiu chutar a gol. O time brasileiro trocou passes na intermediária, mas teve dificuldades para furar a marcação.

Aos 26 minutos, enfim, a equipe verde-amarela chegou com perigo. Raphinha recebeu na direita, cortou para o meio e cruzou na medida para Vini Jr. Entrando na segunda trave, o atacante não pegou bem na bola, mas completou de joelho para a defesa de Sommer no canto direito do goleiro. Quatro minutos depois, Raphinha tabelou com Militão na direita, puxou para o meio e chutou de canhota. Atento, o goleiro suíço defendeu em dois tempos.

Os suíços tentaram responder aos 38 minutos. Rodríguez recebeu na esquerda e cruzou rasteiro na área do Brasil. Vargas girou em cima da marcação, mas perdeu o controle e a bola ficou com o goleiro Alisson. Aos 44, Raphinha cruzou forte na área, e a bola ficou na bate-rebate. Casemiro até tentou chutar, mas a zaga suíça tirou o perigo. Assim, o primeiro tempo terminou sem gols.

Rodrygo substitui Paquetá, e Brasil melhora

Na volta do intervalo, o técnico Tite mexeu na equipe e trocou Lucas Paquetá por Rodrygo. Porém, quem voltou melhor foi a Suíça. Aos 7 minutos, Widmer recebeu na direita da área e cruzou rasteiro com perigo. Xhaka chegou para finalizar, mas Marquinhos travou de carrinho e Vini Jr. afastou a bola. Depois disso, aos 10, Militão recuou a bola na fogueira para Alisson, que foi apertado por Embolo, mas conseguiu sair jogando no sufoco.

Na sequência, enfim, uma boa jogada do Brasil. Vini Jr. recebeu de Rodrygo na esquerda, avançou e cruzou de três dedos na área. Richarlison, então, se jogou tentando finalizar, mas não alcançou a bola. Aos 12, Fred, que já tinha cartão amarelo, foi substituído por Bruno Guimarães. Contudo, os suíços seguiram buscando o ataque. Steffen avançou pela direita e achou Fernandes na entrada da área. Ele ajeitou para o chute de Embolo, mas Marquinhos travou na hora certa.

Vini Jr. tem gol anulado, e Casemiro decide

Aos 18 minutos, Vini Jr. marcou para o Brasil, mas o gol foi anulado após a revisão do árbitro de vídeo. No lance, Rodrygo ganhou a bola no meio-campo e deixou de calcanhar para Casemiro, que lançou para Vini Jr no lado esquerdo. O atacante dominou, passou pelo marcador, entrou na área e bateu na saída do goleiro. No entanto, Richarlison estava impedido no início da jogada. O técnico Tite mexeu novamente na equipe aos 27: Antony e Gabriel Jesus entraram, e Raphinha e Richarlison saíram.

Com as mexidas, o Brasil melhorou a ligação com o ataque, mas a zaga da Suíça continuou fechando os espaços. Mesmo com dificuldades, a Seleção conseguiu o gol da vitória aos 37 minutos. Marquinhos abriu com Vini Jr. na esquerda, cortou para o meio e tocou para Rodrygo. O camisa 21 ajeitou para Casemiro, que pegou de primeira de trivela, no canto esquerdo de Sommer.

O goleiro suíço, só ficou olhando a bola entrar: golaço e 1 a 0 Brasil. Aos 41, quase saiu o segundo. Gabriel Jesus avançou pela esquerda e achou Rodrygo na área. O atacante, que entrou bem na partida, cortou o marcador e chutou para a defesa de Sommer. Nos acréscimos, a Seleção teve chance de ampliar, mas falhou na finalização e ficou com a vitória simples diante dos suíços.