• Athletico Paranaense aguarda proposta do clube português
  • Encarnados já teria passado projeto de carreira para Bento
  • Goleiro é um dos destaques do Furacão há algum tempo

O Brasil até que abriu o placar no início, mas não foi páreo para a Colômbia na noite desta quinta-feira, em Barranquilla. O time da casa, sob o embalo de Luis Díaz, venceu a Seleção Brasileira por 2 a 1, de virada, em partida válida pela quinta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Em uma partida onde a equipe de Fernando Diniz não soube como parar o atacante do Liverpool, além do meia James Rodríguez, que passeou durante todo o jogo e criou grandes jogadas.

Gabriel Martinelli abriu o placar antes dos cinco minutos de jogo e parecia que era o dia da Seleção. Somente nos primeiros minutos, antes mesmo do gol, o ataque brasileiro havia finalizado duas vezes. Contudo, ainda no primeiro tempo, Luis Díaz começou a dar o tom do time colombiano. O empate poderia ter saído ainda no primeiro tempo. No entanto, não só o empate saiu na etapa complementar, mas também a virada. Dois gols de Díaz e vitória da Colômbia.

A vitória levou a equipe de Néstor Lorenzo aos oito pontos e para o terceiro lugar. A Colômbia está atrás de Uruguai, com 10, e Argentina, com 12 pontos. Já o Brasil, com sete, caiu para a quinta posição. Na próxima rodada, a Seleção Brasileira encara a Argentina, nesta terça-feira, no Maracanã. No mesmo dia, a Colômbia vai até Assunção duelar com a seleção do Paraguai.

Brasil sai na frente, mas leva pressão

O jogo começou com o Brasil no ataque. Logo no primeiro lance, Renan Lodi arriscou o chute de fora da área e a bola passou perto do gol de Vargas. Três minutos depois, o time treinado por Fernando Diniz perdeu a sua primeira oportunidade clara de gol, com Vini Jr. Em uma boa jogada entre Martinelli e Emerson, a bola chegou no atacante do Real Madrid, mas ele finalizou par fora.

Em dois lances, o Brasil mostrou que não ficaria esperando os colombianos no campo defensivo. E isso ocorreu antes mesmo dos três minutos. Gabriel Martinelli recebeu em velocidade e tabelou com Vini Jr. A bola chegou redonda para o jogador do Arsenal, que tocou para o fundo das redes. Era o gol do Brasil, em Barranquilla. A Colômbia mal havia tocado na bola.

O gol do Brasil acordou o time colombiano, que passou a atacar, principalmente com Luis Díaz. O jogador do Liverpool foi a principal peça de articulação e velocidade da equipe da casa. Mas quem arriscou, aos 11 minutos, foi Castaño, de fora da área. Foi então que Carrascal e Mateus Uribe obrigaram Alisson a fazer boas defesas em lances seguidos (14 e 15 minutos).

Luis Díaz levava a bola ao ataque, mas finalizou pela primeira vez somente aos 17 minutos. A partir de então foram pelo menos quatro lances perigosos do atacante. O Brasil, por sua vez, sofreu a pressão colombiana, mas demonstrou segurança na defesa. No ataque, embora não tenha criado mais nenhum lance claro de gol, assustou o time da casa, mas a primeira etapa terminou com a vitória brasileira.

Luis Díaz vira o jogo

O Brasil começou bem o segundo tempo. As chances foram criadas, o que lembrou muito o início da primeira etapa, mas o gol não saiu. Assim, João Pedro, que entrou no lugar de Vini Jr. (machucado), e Bruno Guimarães tentaram surpreender a equipe colombiana nos primeiros cinco minutos. Mas como dito acima, o gol não saiu e a Seleção Brasileira, aos poucos, começou a ver a Colômbia crescer no jogo.

Então, ao invés de só dar Brasil no ataque, os dois times passaram a trocar jogadas de perigo. Enquanto Vargas trabalhou em um chute de Raphinha, Alisson pegou o chute de Carrascal. O mesmo Raphinha finalizou de longe e Vargas só olhou a bola indo para fora. Naquele momento, Raphinha começou a se destacar e levar o Brasil À frente. Mas o gás acabou assim que o atacante do Barcelona acertou a trave de Vargas.

A partir daí, houve uma espécie de desânimo na Seleção Brasileira, o técnico Fernando Diniz tentou trocar as peças, entretanto, as mudanças não surtiram efeito. Foi assim que Luis Díaz começou a jogar novamente. Como fez no primeiro tempo. O atacante do Liverpool acertou a rede pelo lado de fora e, em seguida, Fez Alisson trabalhar. Contudo, aos 29 minutos, o empate. Luis Díaz aproveitou um cruzamento da esquerda para marcar.

A festa no estádio em Barranquilla não relaxou o time de Néstor Lorenzo. A virada, então, passou a ser questão de tempo. E foi mesmo: aos 33 minutos, James Rodríguez cruzou da direita. Luis Díaz subiu mais do que todo mundo para tocar de cabeça e fazer o segundo gol colombiano, o gol da virada. Sem tempo para mais nada, o Brasil amargou a segunda derrota consecutiva nas Eliminatórias em toda a história.