• Gols saíram todos no primeiro tempo de jogo
  • Pulgar, Gerson, Pedro e Ayrton Lucas marcaram os gols
  • Com a vitória, o Flamengo chegou na 5ª colocação

O Flamengo goleou o Vasco por 4 a 1 na noite desta segunda-feira, no Maracanã, em partida válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Em uma partida onde o Vasco começou pressionando e o Flamengo marcou os gols. Destaques da partida, Gerson e Arrascaeta ditaram o ritmo do time no meio-campo e foram determinantes para a vitória do Rubro-Negro.

Com os três pontos adquiridos na partida desta segunda, o Flamengo chegou aos 16 pontos e ocupa no momento a quinta colocação. O Vasco, por sua vez, segue com seis pontos. Neste momento, o Cruz-Maltino é o vice-lanterna da competição. O Flamengo agora se prepara para a rodada da Libertadores, quando encara o Racing, da Argentina, na próxima quinta-feira. O Vasco espera o fim de semana para pegar o Inter, no Beira Rio.

Flamengo amassa o Vasco

O primeiro tempo começou com o Vasco em cima do Flamengo. Com a marcação mais alta, os jogadores rubro-negros tiveram dificuldade de sair jogando. Portanto, utilizaram bastante chutes de longa distância para achar seus homens de frente. Embora estivesse melhor, o Vasco não chegou a finalizar com perigo à meta de Matheus Cunha. E assim foram os primeiros dez minutos.

Foi então que o Flamengo chegou pela primeira vez com perigo e abriu o placar aos 13 minutos, com Erick Pulgar, de fora da área. Desta vez, o Rubro-Negro adiantou a marcação e Pedro roubou a bola. Tocou para o meio e a bola sobrou para o chileno, que chutou colocado, sem chances para Léo Jardim. Era o primeiro gol do jogo, na primeira subida do Flamengo.

O gol deixou o Vasco atordoado. Dois minutos depois, Gerson ampliou o marcador. A jogada começou pelo lado direito, com Wesley, que passou para Arrascaeta. O uruguaio cruzou na cabeça de Gerson, que livre, finalizou para o gol. A partir daí, o jogo ficou mais aberto. Precisando reagir, o Vasco partiu para cima, mas acabou deixando espaços.

O Vasco chegou bem apenas uma vez, quando Pedro Raul, que acertou a trave. Arrascaeta também acertou a trave, mas foi Ayrton Lucas o nome do fim da primeira etapa. Marcou o terceiro gol em um chute cruzado após bela jogada de Matheus França. Logo depois, Gerson lançou e o lateral-esquerdo saiu do campo de defesa, chegou primeiro que Galarza na bola, driblou Léo Jardim e chutou para o gol. Era o segundo dele e o quarto do Flamengo. 4 a 0 era o placar antes do intervalo.

Pressão e gol cruz-maltino

O Vasco iniciou a segunda etapa em cima do Flamengo, conforme foi na primeira etapa. Não demorou muito para chegar com perigo em um chute de Pedro Raul e, logo depois, em uma cabeçada de Alex Teixeira, que Matheus Cunha pulou atrasado. Ou seja, diferentemente do que ocorreu no primeiro tempo, o Cruz-Maltino chegava ao gol do Flamengo. Pelo menos rondou mais perto nos primeiros minutos.

Minutos depois, com o clube da Colina Histórica em cima, Lucas Pinton recebeu um lançamento da direita e cruzou para o meio, Matheus Cunha fez boa intervenção e evitou que a bola chegasse em Pedro Raul. Os minutos iam passando e o sufoco do Vasco aumentando. O camisa 9 vascaíno, em cobrança de falta, chegou novamente com perigo. Matheus Cunha colocou para escanteio.

Foi então que Gerson e Jair disputaram a bola e se enroscaram. O VAR chamou o árbitro para analisar o lance e ele deu pênalti. O próprio Jair cobrou e marcou o primeiro gol do Vasco. Aos poucos, a intensidade vascaína foi acabando. E o Flamengo, com isso, encontrou espaços novamente. Embora tenha conseguido sair do sufoco, o Rubro-Negro não foi nem sombra da primeira etapa. E nem precisava. Tocou a bola e garantiu a vitória.