• Com o fim da negociação, Terry Rozier foi para o Heat
  • Quem fez o caminho inverso foi o veterano Kyle Lowry
  • Além de Lowry, o time da Flórida também cedeu uma escolha de draft ao Hornets

No final da manhã desta terça-feira (23), o mercado da NBA se agitou mais uma vez. De acordo com informações da ESPN norte-americana, o Miami Heat entrou em acordo com o Charlotte Hornets pela aquisição de Terry Rozier.

Para contar com Rozier, a franquia da Flórida enviou para o Hornets um nome bastante conhecido da liga, Kyle Lowry. Para completar a troca, o Heat também concordou em enviar uma escolha de primeira rodada de draft, do ano de 2027.

Porém, Lowry não deve ficar muito tempo na equipe da Carolina do Norte. Segundo informações trazidas por Adrian Wojnarowski, da emissora dos Estados Unidos, o Charlotte Hornets pretende trocá-lo antes de a janela de transferências se fechar, no dia 8 de fevereiro.

Com a aquisição, o Miami Heat espera melhorar seu desempenho, principalmente ofensivamente. Afinal, o time está há seis partidas sem passar da marca de 110 pontos e perdeu seus três últimos compromissos. No momento, ocupa a sexta colocação da Conferência Leste, com 24 vitórias e 19 derrotas.

Enquanto isso, o Charlotte Hornets é o 13º colocado do Leste, com dez vitórias e 31 derrotas.

Alguns números dos jogadores envolvidos na troca

Terry Rozier, de 29 anos, está na sua nona temporada na NBA. Ele foi a 16ª escolha do draft de 2015, selecionado pelo Boston Celtics. O jogador ficou até 2019 em Massachusetts, quando se transferiu para o Charlotte Hornets, sua equipe até então. No total, o ala-armador tem 570 partidas disputadas, somando apenas as temporadas regulares que disputou.

Já o veterano Kyle Lowry, de 37 anos, disputa sua 18ª temporada na maior liga de basquete do mundo, acumulando 1115 partidas e somando apenas as temporadas regulares. Ele começou na NBA em 2006/07, quando foi escolhido na 24ª posição do draft daquele ano, pelo Memphis Grizzlies. Desde então, ele acumula passagem também por Houston Rockets, Toronto Raptors e, por fim, o Miami Heat, onde chegou em 2021/22.

O desempenho de ambos na atual temporada

Em 2023/24, Rozier vem fazendo uma de suas melhores temporadas e disputou 30 partidas pelo Hornets, todas como titular. Ele vem tendo médias por jogo de 23,2 pontos, 3,9 rebotes e 6,6 assistências. Além disso, é dono de um aproveitamento de 45,9% nos arremessos (35,8% do perímetro).

Por outro lado, Lowry vem tendo números um pouco abaixo do que de costume. O atleta tem 37 jogos em 2023/24 pelo Heat, começando duas do banco. Suas médias por partida são de 8,2 pontos, 3,5 rebotes e quatro assistências. Seu aproveitamento geral nos arremessos é de 42,6% (caindo para 38,5% da linha de três pontos).