• Treinador assinou sua rescisão de contrato nesta terça-feira
  • Tite termina o ciclo pelo Brasil com apenas uma conquista
  • Nome do novo técnico vai ser conhecido no fim de janeiro

Chegou ao fim, de forma oficial, a era Tite na seleção brasileira. Isso porque o técnico voltou das férias, nesta terça-feira, e assinou a rescisão de contrato com a CBF. A saída do treinador, após seis anos e meio, já estava definida desde a eliminação para a Croácia, nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar.

De acordo com o site ‘Globo Esporte’, além de Tite, deixam a Seleção outros membros da comissão técnica fixa. Entre eles, os auxiliares Cleber Xavier, César Sampaio e Matheus Bachi, e os analistas de desempenho Thomaz Araújo e Bruno Baquete. Por enquanto, o treinador ficará sem trabalhar por tempo indeterminado.

Por outro lado, a situação de Juninho Paulista será definida nesta terça. A tendência é de que o coordenador da seleção brasileira também deixa a função. Ex-jogador e pentacampeão mundial em 2002, ele assumiu a coordenação da equipe principal após a saída de Edu Gaspar para o Arsenal, da Inglaterra.

Próximo técnico será anunciado em breve

Atual presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues deve anunciar o nome do novo técnico do Brasil e a nova estrutura do departamento de futebol até o final de janeiro ou no começo de fevereiro. Além disso, o dirigente ainda vai atrás de um novo diretor de Seleção já visando o ciclo da Copa do Mundo de 2026.

Vale ressaltar, então, que a Seleção volta a jogar na data Fifa de março. Aliás, estão previstos dois amistosos, mas os adversários não estão definidos. As Eliminatórias da próxima Copa não têm data definida e só devem começar no segundo semestre de 2023.

Ao todo, Tite comandou o Brasil em 81 partidas, com 60 vitórias, 15 empates e seis derrotas. Ou seja, teve uma aproveitamento de 80,2%. No período, inclusive, a Seleção marcou 174 gols e levou 30. Pela equipe canarinho, conquistou apenas a Copa América de 2019 e foi vice em 2021 para a Argentina. Na Copa de 2018, o time brasileiro terminou sem sexto, e na de 2022 ficou em sétimo.