• Na estreia de Artur Jorge, o time não suportou altitude e perdeu o jogo
  • Alzulgaray marcou o único gol do jogo no início do primeiro tempo
  • Botafogo foca agora na estreia no Campeonato Brasileiro no fim de semana

O Botafogo perdeu para a LDU por 1 a 0, na noite desta quinta-feira, em Quito, em partida válida pela segunda rodada do Grupo D da Copa Libertadores da América de 2024. Na estreia do técnico português Artur Jorge, o time sentiu os efeitos da altitude e não conseguiu desempenhar bem o que foi determinado pelo treinador. Isso porque o comandante fez questão de mudar o esquema de jogo para esta partida. Foram a campo quatro atacantes.

Mas nem Tiquinho, Jeffinho, Luiz Henrique e Júnior Santos foram capazes de virar um jogo que começou praticamente perdido. Alzulgaray fez o gol da Liga logo aos três minutos de jogo. Em lances fortuitos, o time ainda tentou chegar, mas não foi possível. No segundo tempo, as mexidas de Artur Jorge não surtiram efeito, mas o ar rarefeito de Quito, sim.

Com a derrota, o Botafogo segue sem pontuar e segurando a lanterna no Grupo D. Junior Barranquilla com quatro pontos lidera. Além disso, supera os peruanos do Universitario, que tem o mesmo número de pontos. LDU, com três, vem em terceiro. Na próxima rodada, o Glorioso encara o Universitario, no Nilton Santos. Esta partida está marcada para o dia 24/04. Antes disso, o Botafogo estreia no Brasileirão contra o Cruzeiro, neste domingo, no Mineirão.

Gol da LDU no início do jogo

O primeiro tempo começou movimentado. Logo no primeiro minuto, o Botafogo se fez valer a sua escalação com quatro atacantes e sufocou o time da casa. A bola ficou com Tiquinho Soares, que aproveitou e chutou de fora da área. Com perigo, o goleiro Alexander Domínguez fez a ponte de conseguiu defender. Era o primeiro lance de perigo do jogo. A impressão que deu era de que o Glorioso pressionaria a LDU.

Dois minutos depois, o time da casa chegou na área do Botafogo depois de uma cobrança de lateral e marcou o primeiro gol do jogo. Estrada escorou em cima de Alexandre Barboza. Arce ficou com ela e passou para Alzulgaray finalizar de primeira, sem chances para Gatito Fernández, que nada pôde fazer. Era o primeiro gol da LDU em Quito: 1 a 0.

O gol da LDU mudou um pouco o panorama do jogo. Isso porque o time da casa diminuiu o ritmo e baixou as suas linhas para esperar mais o Botafogo. Este, por sua vez, tentava tocar a bola. Mas era difícil. Então, aos 24 minutos, a Liga marcou o segundo gol. Quintero cruzou e Estrada fez o gol. Contudo, no início da jogada, o VAR acusou um impedimento.

Portanto, a parte final do primeiro tempo reservou ainda mais emoção ao Botafogo. Todas elas na parte defensiva. A LDU teve algumas chances de ampliar o placar. Villamil, dentro da área, chutou para fora. Assim, quase no último lance, Estrada ganhou em velocidade, invadiu a área e chutou cruzado para fora. Então, fim de primeiro tempo e vantagem para a LDU.

Segundo tempo morno

A LDU começou o segundo tempo em cima do Glorioso. Com um minuto de jogo, depois da cobrança de escanteio, a bola vai na segunda trave, Quintero cabeceou para o meio. Estrada tocou de cabeça para o gol, mas a bola foi para fora. Era a primeira chegada da segunda etapa. Essa pressão inicial dos donos da casa durou alguns minutos.

Isso porque Tchê Tchê entrou no lugar de Danilo Barbosa e melhorou muito o meio-campo botafoguense. Por conta disso, o time brasileiro começou a dominar as ações pela primeira vez na partida. Júnior Santos entrou no jogo e finalizou com perigo aos oito minutos. Na primeira chegada no segundo tempo, o Glorioso assustou Alexander Domínguez.

O jogo passou a ficar nas mãos da LDU. Esperou um pouco o Botafogo em seu campo de defesa e saiu no contra-ataque em algumas situações. Mas diferentemente do que ocorreu durante grande parte do duelo, a LDU diminuiu o ritmo nas descidas para o ataque. Optou sempre pelas jogadas de toque de bola com a chegada de mais jogadores na frente.

O Botafogo, por sua vez, cansou, muito por conta da altitude. Alguns jogadores, independentemente dos efeitos do ar rarefeito, estavam muito abaixo de suas capacidades. Nem mesmo as mexidas de Artur Jorge foram capazes de mudar o panorama do jogo. Por fim, a LDU ainda chegou em dois momentos, mas errou no último passe. Então, apito final e mais uma derrota do Glorioso. Para a Liga, primeiro triunfo na competição.