• Tiquinho Soares abre o placar aos 50 e Glorioso leva empate
  • Empate frustra os planos, mas Botafogo assume a vice-liderança
  • Equipe de Tiago Nunes tem 63 pontos e está a três do Palmeiras

O Botafogo empatou com o Coritiba em 1 a 1 na noite desta quarta-feira, no Couto Pereira, na capital paranaense, em partida válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe treinada por Tiago Nunes tinha a possibilidade de encostar no Palmeiras e ficar a um ponto de distância da liderança. E teve a chance ao marcar com Tiquinho Soares, de pênalti, aos 50 minutos de jogo no segundo tempo. Entretanto, na saída de bola, o Coritiba conseguiu empatar com Dudu.

O inacreditável empate, assim como as viradas sofridas para Palmeiras, Grêmio e o empate no fim contra o Santos, na última rodada, apenas dá o tom de como tem sido o fim melancólico de campeonato do Glorioso. Vale lembrar que o time carioca chegou a liderar a competição e colocar 14 pontos de vantagem no vice-líder. Embora o resultado não tenha sido bom por conta das circunstâncias, o Botafogo, sem vencer há oito jogos, foi aos 63 pontos e assumiu a vice-liderança. Neste momento, três pontos o separam do líder Palmeiras.

Na próxima rodada, o Glorioso entra em campo para encarar o Cruzeiro, que luta desesperadamente contra o rebaixamento. A partida está marcada para o Nilton Santos, neste domingo. O Coritiba, por sua vez, vai até Bragança Paulista para jogar contra o Red Bull Bragantino. Vale lembrar que o Coxa já está rebaixado e jogará a Série B no ano que vem.

Equilíbrio no primeiro tempo

O primeiro tempo começou com o Botafogo muito acima do Coritiba. Sem pretensões no campeonato, o Coxa se defendeu bem e fez frente ao Glorioso em busca do título. Eduardo esteve próximo de marcar por duas vezes antes de chegar aos 10 minutos. Foi então que o Coxa começou a sair mais para jogo. Usando a velocidade de Diogo e Marcelino Moreno pela esquerda, o time paranaense deu trabalho à defesa alvinegra.

A partir dos 28 minutos, o Coritiba ficou melhor do que o clube carioca. Eduardo fez falta dura por trás em Andrey e acabou expulso. O árbitro chegou a dar o cartão amarelo, mas o VAR o chamou para rever o lance. Assim, com um a menos, ficou mais difícil segurar o Coxa. O Botafogo sofreu por alguns minutos, mas não tomou gol do time da casa. No fim da primeira etapa, Jamerson fez falta por trás em Júnior Santos e também levou cartão vermelho. Assim, os dois times iriam para a segunda etapa com 10 homens.

Segundo tempo eletrizante

O segundo tempo foi diferente do primeiro. O Botafogo tinha mais velocidade e a bola, mas pecava no momento de construir as jogadas. Sem repertório, a bola ia girando de um lado para o outro sem assustar o goleiro do Coxa. O time da casa, então, conseguia neutralizar bem as investidas alvinegras, mas ao mesmo tempo que ia muito mal no ataque, praticamente não o fez na segunda etapa.

Portanto, vendo que o jogo não mudaria o panorama, Tiago Nunes começou a mexer nas peças que tinha. Janderson entrou para tentar algo dentro da área ao lado de Tiquinho, isolado e sem muita função. A bola não estava chegando ao artilheiro. Até que, aos 50 minutos, Carlos Alberto entrou na área e foi derrubado. Pênalti. Tiquinho Soares bateu e marcou o gol do Botafogo. Era o gol que deixaria o Alvinegro encostado no Palmeiras.

Mas, dois minutos depois, o Coritiba com a bola conseguiu realizar o que ainda não tinha feito na segunda etapa inteira. Natanael recebeu lindo passe pelo lado direito e cruzou. A bola passou por toda defesa botafoguense e encontrou Dudu, que de carrinho, colocou para o fundo das redes. Este foi o gol de empate e o último lance da partida no Couto Pereira. Frustração total para o Botafogo.