• Tiquinho Soares marca depois de três meses pelo Botafogo
  • Anderson Rosa faz um bonito gol de empate da Portuguesa
  • Glorioso chegou aos 10 pontos, mas não chegou à liderança

O Botafogo ficou no empate em 1 a 1 com a Portuguesa na noite desta terça-feira no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, em partida válida pela quinta rodada do primeiro turno do Campeonato Carioca, a famigerada Taça Guanabara. Em uma partida fraca tecnicamente, o time treinado por Tiago Nunes voltou a jogar mal e a decepcionar o seu torcedor.

Embora muito voluntarioso, este time do Botafogo está longe de parecer aquele que encantou o Brasil na primeira metade do Campeonato Brasileiro do ano passado. Falta brilho, jogada e, principalmente, vontade de pressionar e vencer os jogos. Nesta terça-feira, o que se viu foi mais uma vez lampejos em alguns momentos, mas um baixo nível de confiança nos jogadores.

Tiquinho Soares fez o gol do Botafogo no primeiro tempo. Depois de três meses, o camisa 9 cotado para a Seleção Brasileira marcou mais uma vez. Contudo, o Glorioso não jogou o suficiente para conquistar os três pontos que lhe daria a liderança provisória da Taça Guanabara. Anderson Rosa na segunda etapa usou a cabeça para fazer o gol da Portuguesa e o placar não mais se alterou.

Com o resultado, o Botafogo se mantém no segundo lugar, mas com dez pontos ganhos. Há possibilidade de o time ser ultrapassado na rodada. Isso vai depender do desenrolar dos demais jogos. O próximo duelo será no próximo sábado, contra o Nova Iguaçu. A Portuguesa, por sua vez, chegou a oito pontos, e ocupa a quinta posição. Vale lembrar que a equipe também poderá perder a sua posição na tabela. Na segunda-feira, a Lusa vai ao estádio de Conselheiro Galvão enfrentar o Madureira.

Tiquinho desencanta

O Botafogo começou bem o jogo no Nilton Santos. Com uma postura muito agressiva, mais até do que demonstrou em jogos anteriores, não demorou muito para criar a primeira chance com Jeffinho logo no primeiro minuto de jogo. A bola veio cruzada para o atacante, que desperdiçou uma grande chance de abrir o placar. Com o goleiro batido, ele mandou para fora do gol.

Sem deixar a Portuguesa respirar, o Glorioso apertou a pressão com os seus homens de frente. Victor Sá, Jeffinho e Tiquinho estavam bem no jogo. Entretanto, lance de perigo mesmo ocorreu apenas aos 11 minutos. Desta vez, Victor Sá teve chance de finalizar, mas chutou para fora. Minutos depois foi a vez de Jeffinho mais uma vez finalizar para fora.

Até que aos 20 minutos, Eduardo levantou a bola na área, Lucas Halter desviou e Tiquinho Soares tentou duas vezes antes de mandar a bola para o fundo das redes. Era o primeiro gol do Botafogo no Nilton Santos. Vale lembrar que este foi o primeiro gol de Tiquinho Soares nos últimos três meses. Assim, o Glorioso abria o placar e o resultado era merecido até então.

Na aparte final do primeiro tempo, Pará cruzou para Nenê Bonilha na área do Botafogo, mas o meia caiu após dividida com Halter. O jogador da Portuguesa reclamou de empurrão de Halter, mas o árbitro não marcou pênalti. Antes mesmo de terminar o primeiro tempo, Victor Sá fez o goleiro Dida trabalhar e evitar o que seria o segundo gol do Botafogo. Mas o primeiro tempo terminou com o Alvinegro em vantagem.

Portuguesa volta bem e empata o jogo

O Botafogo já havia terminado o primeiro tempo bem e em cima da Portuguesa. O segundo tempo começou desta forma, com Eduardo perdendo um gol de cabeça logo nos primeiros minutos. Ao receber o cruzamento, o meia botafoguense deixou a desejar na finalização. Era uma espécie de prenúncio do que poderia acontecer ao longo da etapa complementar.

Dois minutos depois, o Glorioso ainda estava no ataque. Tiquinho avançou pelo lado esquerdo do ataque, se aproximou da área mas recuou o passe para encontrar Tchê Tchê livre. O meia chutou forte e rasteiro, mas Dida fez grande defesa, mais uma. Em poucos minutos de jogo, o Glorioso poderia ter definido o jogo. E isso poderia custar caro para o Bota. E custou.

A Portuguesa trocou passes rápidos para chegar no campo de defesa do Botafogo. Wellington, da intermediária, cruzou para Anderson Rosa desviar de cabeça. A bola vai no canto de Gatito, sem chances para o goleiro alvinegro. Se com a vantagem já estava complicado de chegar ao ataque com qualidade, depois de levar o empate começou a afobação dos jogadores do Botafogo.

Depois que levou o gol de empate, o Botafogo sequer conseguiu criar alguma chance de gol de forma efetiva. Tiago Nunes promoveu mudanças, mas não foi o suficiente para sair do Nilton Santos com os três pontos. A Portuguesa também não fez muita força para conseguir os três pontos. Se limitou a ficar na defesa esperando o tempo passar e foi o que aconteceu. Por fim, fim de jogo e empate no Engenhão.