• No Santiago Bernabéu, Barça ganha por 1 a 0 pela ida da semifinal
  • Gol contra do brasileiro Militão determina a derrota dos merengues
  • Barcelona marca no primeiro tempo e segura o resultado até o fim

Sem Pedri, Dembélé e Lewandowski, o Barcelona derrotou o Real Madrid por 1 a 0, nesta quinta-feira, no Santiago Bernabéu, pela ida da semifinal da Copa do Rei. O único gol da partida foi do zagueiro Éder Militão contra, no primeiro tempo, após falha de Camavinga e lance de raça de Kessié dentro da área. O time catalão mostrou força defensiva durante o restante do clássico, bloqueou as jogadas do rival e garantiu a vantagem para o jogo da volta no Camp Nou (só no dia 5 de abril).

Deslocado para a lateral direita, Araújo dobrou a marcação para cima de Vini Jr, com Koundé e Raphinha. Além disso, Frenkie de Jong teve grande atuação na marcação no meio-campo. O Real rondou a área do Barça, mas não conseguiu furar a defesa adversária. Os merengues tiveram 65% de posse de bola, mas nenhuma das 13 finalizações do time da casa foram na direção do gol.

Benzema tem gol anulado, e Militão faz contra

O Real Madrid começou melhor no primeiro tempo, chegou a marcar aos 11 minutos, mas não valeu. Na jogada, Camavinga recuperou a bola com um carrinho no meio de campo e Vini Jr foi acionado. Então, o brasileiro viu Benzema na segunda trave e cruzou. O francês dominou no peito e bateu de primeira para o gol. Contudo, o camisa 9 merengue estava em posição de impedimento.

Aos poucos, o Barcelona cresceu no jogo, principalmente a partir dos 20 minutos. Um cartão amarelo dado a Vinicius Junior, após o brasileiro agarrar Frenkie De Jong (com os dois caindo no gramado) irritou os merengues. Dois minutos depois, porém, os visitantes receberam um presente.

No lance do gol do Barcelona, Camavinga furou em cobrança de lateral, e Kessié recebeu dentro da área para tocar na saída de Courtois. A bola ainda bateu no pé do goleiro e em Éder Militão antes de entrar no fundo da rede.

O árbitro marcou impedimento do volante do Barça no lance. Mas, após revisão do VAR, o gol foi validado, pois Kessié não estava em posição irregular: 1 a 0. A partir daí, o Barcelona equilibrou o jogo, enquanto o Real Madrid se desorganizou em campo e não chegou mais com perigo. Os visitante foram para o intervalo em vantagem.

Real Madrid pressiona, mas Barça segura a vitória

No segundo tempo, o Real Madrid chegou com perigo aos 3 minutos. Valverde cruzou rasteiro, e Vinicius Júnior veio de trás para finalizar. Colado ao brasileiro, Araújo se esticou para travar o chute. O Real Madrid, então, seguiu rondando a área adversária. Aos 11, Vini Jr fez o cruzamento fechado da segunda trave, e Ter Stegen, adiantado, afastou de tapa.

O técnico Carlo Ancelotti mexeu no time merengue e substituiu Nacho por Rodrygo. Aos 22 minutos, Toni Kroos bateu falta da intermediária buscando Benzema na segunda trave, mas Marcos Alonso afastou de cabeça. No rebote, Valverde furou a bola. Em seguida, o Barcelona respondeu no contra-ataque. Raphinha recebeu em profundidade pela esquerda, cruzou buscando Ferrán Torres, mas mandou forte demais.

Aos 24, Xavi Hernández trocou Raphinha por Ansu Fati no ataque. Dois minutos depois, o Barcelona perdeu oportunidade incrível. Ferrán Torres rolou para trás da linha de fundo pela direita, Kessié chegou finalizando, mas a bola bateu e Ansu Fati e saiu. Com Tchouaméni no lugar de Kroos, e Álvaro Rodriguez no de Modric, o Real foi para cima.

Aos 39, Benzema pressionou a saída de bola de Koundé, e Vinicius Júnior teve chance de empatar. Porém, o árbitro marcou falta do francês pelo pisão no pé do compatriota. Aos 44 minutos, quase saiu o gol de empate. Rodrygo abriu espaço, finalizou de fora da área, mas mandou à esquerda do gol, com perigo.

No último lance, pressão total do Real Madrid. Tchouaméni ganhou em disputa pelo alto, Rudiger tocou de cabeça, Vini Jr mandou para o alto, e Militão tentou de bicicleta. Na sobra, Álvaro cabeceou para fora, com desvio. O Barcelona se segurou na defesa, e saiu com a vitória por 1 a 0 do Santiago Bernabéu.