• Raphinha marca, e o Barça ganha por 1 a 0, no San Mamés
  • Iñaki Williams empata no fim, mas gol é anulado pelo VAR
  • Líder segue com nove pontos de frente para o Real Madrid

Antes de tudo, vamos falar sobre o Campeonato Espanhol. Isso porque o Barcelona mostrou a sua força na briga pelo título, neste domingo. Com um gol do atacante Raphinha, o time catalão venceu o Athletic Bilbao por 1 a 0, no San Mamés lotado e com quase 50 mil torcedores. Por sinal, a equipe basca pressionou até o fim em busca do empate e até marcou com Iñaki Williams. Porém, o gol foi anulado após a revisão do VAR por toque de mão. Inclusive, o goleiro Ter Stegen, com grandes defesas, segurou o ataque dos mandantes.

Faltando 13 rodadas para o término da LaLiga, o Barcelona manteve nove pontos de frente para o segundo colocado Real Madrid (65 contra 56 pontos). Aliás, os dois rivais vão se enfrentar no próximo domingo, no Camp Nou. Por sua vez, o Bilbao está em nono lugar, com 33 pontos, e encara o Valladolid, na sexta-feira.

Raphinha marca no fim da primeira etapa

No primeiro tempo, Athletic Bilbo e Barcelona fizeram um jogo equilibrado e com os times buscando o ataque. Inclusive, a equipe basca chegou com perigo em duas oportunidades. Aos 31 minutos, Iñaki Williams recebeu na área pela direita e finalizou de canhota para Ter Stegen se esticar e espalmar no canto esquerdo. Na cobrança de escanteio da direita, aliás, Raúl García se antecipou à marcação e cabeceou com perigo no travessão.

Com o jogo totalmente aberto e em ritmo forte, o Barcelona conseguiu o seu gol aos 45 minutos. Raphinha recebeu ótimo passe de Busquets, livre na área pelo lado direito, e chutou cruzado de perna direita. O gol foi anulado pelo assistente por impedimento, mas o VAR confirmou a posição legal do brasileiro. Assim, o Barça fez 1 a 0 no placar.

Ter Stegen brilha, e Bilbao tem gol anulado

No segundo tempo, Ter Stegen teve grande atuação e salvou o Barcelona. Aos 33 minutos, o goleiro se jogou no canto esquerdo e fez defesa espetacular após chute cruzado com efeito de Muniain. Aos 41, Iñaki Williams recebeu lançamento de Guruzeta nas costas da defesa do time catalão e chutou na saída de Ter Stegen. Chamado pelo VAR, o árbitro anulou o gol por toque no braço de Muniain no começo do lance.

O time da casa continuou pressionando na reta final da partida e obrigou o goleiro do Barça a trabalhar novamente. Berchiche bateu de primeira após cruzamento de Iñaki Williams pela direita, mas Ter Stegen defendeu. Então, Guruzeta pegou a sobra e chutou forte, mas Marcos Alonso tirou quase em cima da linha. Grande vitória do Barcelona fora de casa na disputa pelo título.