• Mateus Gonçalves e Iuri Castilho entram no jogo e decidem para o Leão
  • Bahia joga bem o início do segundo tempo, mas não resiste ao Vitória
  • Vitória chegou ao 23º jogo de invencibilidade no Barradão

O Vitória virou um jogo que parecia impossível na tarde deste domingo. Decidindo o Campeonato Baiano, a equipe rubro-negra começou perdendo por 2 a 0, mas virou o jogo nos minutos finais, no Barradão, contra o seu maior rival, o Bahia. Em um jogo tenso, cheio de lances ríspidos e confusão entre os jogadores, o time comandado por Léo Condé contou com a raça e as entradas de Mateus Gonçalves e Iuri Castilho para conseguir a vitória.

Após Thaciano abrir o placar e Cauly ampliar aos 17 da segunda etapa, os dois atacantes entraram no jogo e, com dois de Mateus e um de Iuri, este aos 52 do segundo tempo, o Leão não venceu o jogo, como mostrou para o rival que terá de jogar muito para tirar o título baiano da equipe, atual campeã da Série B do Brasileirão.

Com o triunfo, o Vitória tem a vantagem e pode até empatar no jogo de volta, marcado para o próximo domingo, na Arena Fonte Nova, para ficar com título. O Bahia, então, precisa vencer por um gol de diferença para levar a disputa para as cobranças de pênaltis. Dois ou mais, a taça é do Tricolor de Aço.

Jogo morno no primeiro tempo

O primeiro tempo teve o Vitória com o controle maior do jogo. Ao contrário do que costuma ser com os times treinados por Rogério Ceni, a posse de bola desta vez ficou com os donos da casa. Assim, a primeira chegada com perigo do jogo foi do Vitória. Depois do cruzamento na área, Marcos Felipe saiu mal e deixou Alerrandro em condições de marcar, mas o centroavante mandou para fora.

Depois desse lance, o Bahia melhorou bastante. As variações de jogadas começaram a acontecer e Cauly entrou no jogo. Contudo, em nenhum momento o Bahia conseguiu assustar o goleiro do Vitória. Aos poucos o Tricolor de Aço começou a chegar e a encurralar o time da casa, até que no último lance do jogo na primeira etapa, Thaciano cabeceou e Wagner Leonardo tirou a bola em cima da linha, com o goleiro do Leão já vendido no lance.

Segundo tempo elétrico

Com uma postura completamente diferente, o Bahia começou a se sentir em casa logo no primeiro minuto de jogo. Luciano Juba recebeu na entrada da área e deu o passe para Cauly. O craque da equipe de Rogério Ceni deixou para Thaciano que, com tranquilidade e empurrou para o gol vazio. Portanto, era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Bahia na decisão do Campeonato Baiano de 2024.

O gol do Bahia deixou o clima quente no Barradão e o Vitória sentiu isso. Então, foi para cima e por pouco não empatam o jogo. Alerrandro ficou com a bola na entrada da área finalizou e forte para defesa de Marcos Felipe no canto direito do gol. O arqueiro soltou e deu rebote, Wagner Leonardo chegou para bater, mas já havia marcado o impedimento.

Foi então que quando o Vitória mais pressionava, o Bahia chegou ao segundo gol. Em uma jogada de transição rápida, Luciano Juba recebeu em velocidade e cruzou para a área. Cauly apareceu com liberdade para finalizar e marcar o segundo gol do Bahia no Barradão. As coisas naquele momento estavam complicadas para o time da casa.

Pouco antes do gol do Tricolor de Aço, Mateus Gonçalves entrou na partida. O atacante nem havia tocado na bola. Com dois gols de desvantagem coube a Mateus diminuir a contagem quatro minutos depois. Matheusinho recebeu de Dudu. O camisa 10 finalizou, mas acabou bloqueado. A bola, então, sobrou para Mateus, que chutou para marcar o primeiro do Leão: 2 a 1.

Emoção até o fim

Observando o jogo, Rogério Ceni começou mexer no time e puxou os seus comandados para a defesa. Segurar o resultado era uma opção naquele momento. Condé, por sua vez, pôs o time para o ataque. Iuri Castilho foi a campo e deu um outro gás à partida do Vitória. A primeira jogada do atacante foi o empate do Leão.

Aos 44 minutos, Iuri recebeu ótimo lançamento. O atacante cortou David Duarte do lance e chutou com força para a defesa de Marcos Felipe. A bola, então, sobrou para Mateus Gonçalves marcar mais uma vez. Era o segundo gol do Leão no jogo: 2 a 2. Sem medo de tentar a vitória, o time da casa foi com tudo para cima do Bahia.

O Tricolor de Aço, por sua vez, não tinha mais forças para conseguir segurar o ímpeto dos comandados de Condé. Foi então que aos 52 minutos a virada aconteceu. A jogada foi pela lateral com Zeca. Em velocidade, saiu o cruzamento na medida para Iuri Castilho, que apareceu nas costas da defesa para marcar o terceiro gol do Vitória, o gol do triunfo: 3 a 2.