• Duke marcou o único gol da partida neste sábado
  • Austrália segue viva em busca da classificação
  • França e Dinamarca completam a rodada do Grupo D

Em um jogo bastante brigado, a Austrália venceu a Tunísia por 1 a 0, na manhã deste sábado, em partida válida pela segunda rodada do Grupo D da Copa do Mundo do Catar. A equipe representante da Oceania se recuperou da derrota para a França na estreia na competição e não tomou conhecimento dos africanos. Duke marcou o único gol da partida, que deu os três pontos importantíssimos para a seleção Socceroos, como é conhecida a equipe.

A vitória deixou a Austrália com a segunda colocação do grupo, com três pontos ganhos. França e Dinamarca se enfrentam neste sábado. Depedendo do resultado, os australianos encaram a Dinamarca precisando apenas de um empate para repetir a campanha de 2006, quando a Socceroos passou às oitavas. A Tunísia, por sua vez, precisa vencer a França e depender de outros resultados para se classificar. Portanto, ainda está tudo em aberto.

O primeiro tempo começou com a Austrália melhor na partida. Conforme o início contra a França na estreia, passou a pressionar usando os lados do campo para surpreender a Tunísia. O foco da equipe treinada por Graham Arnold fez pressão e abusou dos cruzamentos, uma arma deste time. A equipe africana, por sua, vez até tentou colocar a bola no chão e armar as jogadas. Em certos momentos, conseguiu se sobressair, mas foi pouco para abrir o placar.

Foi então que a Austrália, em um desses lances de pressão da Tunísia, conseguiu roubar a bola no meio-campo. A jogada foi pelo lado esquerdo. Depois de um bom cruzamento, Duke acertou a cabeçada no canto esquerdo de Dahmen, que nada pôde fazer. Era o gol da Austrália. Depois disso, então, a Tunísia ainda teve chances com Dräger e Msakni. Levou perigo, mas acabou indo para o intervalo em desvantagem no placar.

Segunda etapa de muita luta

O segundo tempo começou conforme o primeiro: com a Austrália buscando pressionar o adversário desde o início. Com a saída de Dräger para a entrada de Sassi, o técnico da Tunísia, Jalel Kadri, assim, buscou ficar mais com a bola e trabalhar no campo de ataque, fato que não aconteceu no primeiro tempo. E conseguiu. A equipe africana tinha mais a bola. Sem ter a bola, a Austrália buscou os contra-ataques. Em uma dessas escapadas, Duke levou perigo de cabeça novamente.

Na medida que os minutos passavam, a Tunísia ficava cada vez mais com a bola, mas demonstrava muita dificuldade para furar a retranca dos australianos. Estes, por sua vez, levavam cada vez mais perigo nas escapadas, sempre pelo lado esquerdo. Em desses lances, Maclaren, com velocidade, chegou na linha de fundo. Ao cruzar para trás, Leckie chegou se esticando, mas a bola passou por ele. Por muito pouco não saiu o segundo gol da Austrália.

Então, na sequência, a Tunísia, enfim, conseguiu um lance de perigo. Msakni recebeu no lado esquerdo da área da Austrália e bateu forte, de primeira, para boa defesa de Mat Ryan. Logo depois, na sobra, Ryan pegou outro chute, mas desta vez foi mais fácil. Khazri, o camisa 10 e principal jogador da equipe africana entrou na partida. E foi dele o lance mais perigoso, quando recebeu dentro da área e chutou. Mas acabou surpreendido pela boa colocação de Ryan. Sem mais forças para buscar o empate, então apito final e vitória da Austrália.