• Leckie marcou o gol da vitória australiana
  • Equipe espera definição do Grupo C
  • Austrália igualou pontuação da líder França

A Austrália venceu a Dinamarca por 1 a 0 nesta quarta-feira, em partida válida pela terceira e última rodada do Grupo D da Copa do Mundo do Catar. A partida foi cheia de tensão e reviravoltas, mesmo que tenha saído apenas um gol. Este, já no segundo tempo. Leckie marcou, depois de as duas equipes já terem as informações do gol que estava classificando a Tunísia contra os reservas da França.

Portanto, em seis participações da seleção da Oceania, esta foi a primeira vez que a equipe venceu duas partidas seguidas de Copa do Mundo. Assim, com esse fato histórico, a vaga nas oitavas de final era a consequência por tudo que fizeram nesse Mundial. A Dinamarca, por sua vez, foi a lanterna do grupo.

O primeiro tempo começou com estratégias bem distintas entre uma seleção e outra. Enquanto a Dinamarca partiu para cima em busca do gol que a colocaria nas oitavas, a Austrália iniciou o confronto esperando os europeus em seu campo defensivo para sair nos contra-ataques. Portanto, a Dinamarca teve mais a bola, foi mais ao ataque, mas sem conseguir vazar o arqueiro Matt Ryan.

Então, a seleção da Oceania mostrou-se bastante segura em sua defesa. Embora tenha se arriscado na estratégia, já que na outra partida a Tunísia poderia aprontar para cima dos reservas da França. A Austrália chegou por duas vezes com Mcgree. Nas duas, a Dinamarca conseguiu se safar. Olsen, pelo lado da Dinamarca, foi o mais perigoso. Embora tenha tido mais de 60% de posse de bola, em relação às finalizações, a primeira etapa ficou 5 a 4 para os europeus.

Na parte final do período, Eriksen passou a chamar mais a responsabilidade. Mas quem terminou o primeiro tempo no ataque foram os australianos. Macgree mais uma vez tentou chutar de longe e Schmeichel fez a defesa. Foi um bom ataque da Austrália, que passou a insistir mais no ataque para não depender de outros resultados.

Segundo tempo com gol

Precisando do gol, a Dinamarca entrou para o segundo tempo observando a Austrália jogar. Isso porque, logo aos dois minutos, a primeira chance veio com o volante Irvine. Ele foi lançado pelo meio e tabelou na entrada da área. O meio-campista chutou por cima. Logo em seguida, Olsen, da Dinamarca, respondeu, mas sem perigo também. Foi então que ocorreu um fato novo no outro jogo do grupo. A Tunísia havia feito um gol, o que estava tirando a vaga da Austrália.

Portanto, só a vitória interessava para as duas seleções. Parecendo que sabia do gol, as duas seleções aceleraram. A Dinamarca ficou no ataque, pressionou, mas perdeu a bola. A Socceroos preparou um ótimo contra-ataque e chegou ao gol. Leckie recebeu antes do meio-campo, avançou. Antes de finalizar, driblou duas vezes Maehle. Um bonito gol, que colocava a Austrália novamente nas oitavas da Copa do Mundo.

O gol animou ainda mais as duas equipes, mas desorganizou também. Por um lado, a Dinamarca precisava virar a partida para ir às oitavas. Por outro, a Austrália sabia que se levasse pelo menos o empate, estaria fora e quem iria jogar o mata-mata era a Tunísia. Contudo, as bolas na área que os europeus levantaram não foram suficientes para alterar o placar e, pela segunda vez na História, a seleção da Oceania foi às oitavas da Copa.

Então, agora a Austrália, que passou em segundo no Grupo D, aguarda o primeiro classificado do Grupo C, entre Polônia e Argentina, além de México e Arábia Saudita, que se enfrentam nesta tarde de quarta-feira. A França, com os mesmos seis pontos, mas com um saldo melhor, passou em primeiro neste grupo. Dinamarca e Tunísia voltam para casa.