• Lookman faz hat-trick, e equipe italiana ganha por 3 a 0
  • Time de Gasperini leva seu o primeiro título continental
  • Invencibilidade de 51 partidas dos alemães é derrubada

A Atalanta venceu o Bayer Leverkusen por 3 a 0, na final da Liga Europa, em Dublin, na Irlanda, e conquistou o primeiro título continental de sua história. Além disso, derrubou a invencibilidade de 51 jogos da equipe alemã. Os italianos abriram o placar aos 12 minutos, com Ademola Lookman. Depois, aos 26, o camisa 11 nigeriano fez seu segundo gol e marcou o terceiro no segundo tempo para fechar a conta.

De acordo com o site ‘Globo Esporte’, a Liga Europa se tornou o oitavo título em mais de 100 anos de história da Atalanta. Campeã seis vezes da Série B italiana, a Dea (que signifca Deusa em italiano), como é conhecida, venceu a Copa da Itália em 1962/63. Desde então, não havia erguido um troféu de alto nível.

O técnico Gian Piero Gasperini, há oito temporadas no comando da Atalanta, conseguiu consolidar o grande trabalho. O treinador superou a saída de jogadores de peso e voltou a fazer ótima campanha após avançar no mata-mata da Champions League em outras temporadas. Depois do quarto lugar no Campeonato Italiano e vice da Copa Itália, o clube da cidade de Bérgamo venceu a Liga Europa.

Como foram os gols do jogo

O Leverkusen fazia uma temporada perfeita, com título invicto do Alemão e evitando tropeços com gols no final. Contudo, nesta quarta-feira o cenário ficou diferente. Isso porque a equipe de Xabi Alonso foi dominada desde o início pela Atalanta, que marcou duas vezes no primeiro tempo.

Logo aos 12 minutos, Koopmeiners deu bom passe para Zappacosta, que entrou na área e cruzou rasteiro. Lookman se antecipou à marcação de Palacios e bateu bem para fazer 1 a 0. O segundo gol, então, saiu aos 25 minutos. Lookman conduziu a bola pelo meio, deu uma caneta em Palacios e finalizou colocado para ampliar: 2 a 0.

No segundo tempo, a equipe italiana marcou o terceiro e sacramentou a vitória ne decisão. E foi mais um golaço de Lookman. O camisa recebeu pela esquerda, invadiu a área pedalando na frente dos marcadores, cortou para o pé esquerdo e soltou a bomba para superar o goleiro Kovár: 3 a 0.

Nascido na Inglaterra, com naturalização pela Nigéria, o atacante Lookman foi revelado pelo Charlton Athletic e acumula passagens pelos ingleses Everton, Fulham e Leicester, além do alemão RB Leipzig. O jogador chegou à Atalanta há dois anos e virou o herói do título da Europa League. Festa italiana em Dublin!