• Hermanos abrem 2 a 0 no placar com gols de Molina e Messi
  • Holandeses arrancam empate em 2 a 2 com dois de Weghorst
  • Martínez garante a classificação na Copa ao pegar dois pênaltis

A Argentina está na semifinal da Copa do Mundo 2022, após um jogo emocionante contra a Holanda, nesta sexta-feira. Com gols de Molina e Messi, a equipe sul-americana parecia estar com a classificação na mão, mas a Holanda conseguiu o empate no fim do segundo tempo, com dois gols de Weghorst: 2 a 2. Assim, a decisão foi para a prorrogação e depois para os pênaltis. Nas cobranças, aliás, o goleiro Emiliano Martínez brilhou ao fazer duas defesas, e os argentinos ganharam por 4 a 3.

Assim, a equipe de Messi e companhia passou para enfrentar na semifinal a Croácia, que eliminou o Brasil também nas penalidades. O jogo será na próxima terça, às 16h (de Brasília), novamente no estádio Lusail.

Argentina sai na frente com gol de Molina

A Holanda começou a partida tocando a bola à procura de espaços para avançar. Por sua vez, a Argentina não pressionou na marcação e se postou na defesa antes do meio de campo. O primeiro momento de emoção só ocorreu aos 7 minutos. O goleiro Noppert recebeu bola recuada e deu passe rasteiro na direita. Messi, então, se esticou todo e por pouco não interceptou o passe dentro da área. Seria uma grande chance.

Aos 14 minutos, a Argentina tentou cruzar a bola para Julián Álvarez na direita, mas o passe foi forte demais. No minuto seguinte, a Holanda cruzou da direita, Blind subiu de cabeça no meio da área, mas a bola passou sobre a cabeça dele. Até os 20 minutos, o jogo não teve muitas ações perigosas, mas muita disputa pela bola no meio de campo. Aos 21, os argentinos finalizaram pela primeira vez. Messi dominou na entrada da área e bateu de canhota sobre o gol.

Aos 23 minutos, a Holanda ameaçou. Memphis Depay tabelou com Begwijn na entrada e bateu à direita do gol. Mas, quem abriu o placar foi a Argentina. Aos 34, Messi desceu no contra-ataque, driblou um, carregou a bola e deu o passe no meio de três marcadores. O lateral-direito Molina recebeu na área e bateu na saída do goleiro: 1 a 0.

Depois de sofrer o gol, a Holanda subiu a marcação e pressionou a saída de bola argentina. Porém, aos 39, os argentinos criaram outra boa chance com Messi. No lance, o camisa 10 recebeu dentro da área, dominou de costas, girou para o pé direito e chutou fraco para a defesa de Noppert. Com primeiro tempo amarrado e de poucas oportunidades para as duas seleções, a Argentina foi para o intervalo em vantagem.

Argentina amplia, mas Holanda arranca empate

No segundo tempo, a primeira chance foi da Holanda. Gakpo passou no meio de dois pela direita e cruzou na área, mas Martínez saiu para agarrar a bola pelo alto. Os argentinos começaram a etapa tocando a bola com tranquilidade e esfriando o jogo. Enquanto isso, os holandeses tentaram forçar a pressão para recuperar a posse e buscar espaços em busca do empate.

Aos 17 minutos, Messi assustou em bela cobrança de falta. O camisa bateu no canto do goleiro, com força e colado na trave. A bola pegou na rede pelo lado de fora. Então, aos 25, a Argentina conseguiu um pênalti após Acuña receber rasteiro de Dumfries pelo lado esquerdo de ataque na área. Na cobrança, Messi não tomou muita distância e chutou forte à meia altura, no canto esquerdo do goleiro, que ficou parado: 2 a 0.

Atrás no placar, a Holanda partiu para cima e diminuiu aos 37 minutos. Após cruzamento da esquerda para o meio da área, Weghorst cabeceou na primeira trave para o lado direito do gol: 2 a 1. Os holandeses seguiram atacando na base da pressão e assustaram aos 39 minutos. Na jogada, Berghuis recebeu no lado esquerdo da área, chutou forte, mas a bola foi na rede pelo lado de fora.

Com 10 minutos de acréscimos, a Holanda partiu para o abafa e acabou sendo premiada. Aos 53 minutos, a seleção europeia conseguiu uma falta na entrada da área pelo lado esquerdo. Na cobrança, Berghuis bateu rasteiro ao lado da barreira, Weghorst dominou na área, girou e bateu na saída do goleiro para empatar: 2 a 2 com alta dose de emoção. Após a igualdade nos 90 minutos, o jogo foi para a prorrogação.

Goleiro Noppert salva a Holanda na prorrogação

No primeiro tempo da prorrogação, o jogo foi morno. A seleção argentina teve mais posse de bola, mas se limitou a trocar passes entre a defesa e o meio-campo. Por sua vez, a Holanda se fechou na defesa após buscar o empate. Inclusive, nenhuma das seleções arriscou muito. A etapa final do tempo extra foi mais animada, e a Argentina quase balançou a rede.

Aos 9 minutos, Enzo Fernández invadiu na área pela direita e cruzou rasteiro. Lautaro Martíne finalizou na primeira trave, mas a bola bateu no peito de Van Dijk e saiu à esquerda do gol. Após escanteio curto, aos 10, Enzo Fernández bateu de canhota da intermediária, a bola desviou e foi por cima do gol com muito perigo. A Holanda tentou responder em seguida. Lang cruzou da esquerda buscando Berghuis, mas Martínez saiu bem do gol para defender em dois tempos.

No contra-ataque, aos 13, Berghuis avançou pela direita e cruzou para Weghorst. Martínez saiu do gol para defender mais uma. No minuto seguinte, a Argentina assustou. Lautaro Martínez recebeu pelo meio, e bateu de canhota para grande defesa de Noppert no canto direito. Nos acréscimos, a Argentina pressionou demais. Aos 15, Di María bate escanteio fechado tentando o gol olímpico, e o goleiro holandês espalmou de novo. Em seguida, Enzo Fernández soltou uma boa de longe e acertou a trave esquerda de Noppert. A decisão da vaga na semifinal ficou para os pênaltis.

Argentina leva a melhor nos pênaltis e avança

Nos pênaltis, a Argentina superou a Holanda por 4 a 3 e garantiu vaga nas quartas de final do Mundial. O goleiro Martínez foi o herói ao defender os pênaltis de Van Dijk e Berghuis. Os argentinos marcaram com Messi, Paredes, Montiel e Lautaro Martínez, enquanto Enzo Fernández perdeu. Koopmeiners, Weghorst e Luuk de Jong fizeram para a seleção holandesa.