• Alemães ganham por 4 a 2 em partida com duas viradas
  • Vitória do Japão sobre a Espanha elimina a seleção alemã
  • Tetracampeã sai na fase de grupos pela segunda vez seguida

Em duelo emocionante e com duas viradas, no estádio Al Bayt, a Alemanha derrotou a Costa Rica por 4 a 2, nesta quinta-feira, pelo Grupo E da Copa do Mundo. Com o resultado, os alemães foram eliminados da fase de grupos – pela segunda vez consecutiva – por causa do saldo de gols inferior ao da Espanha. Gnabry abriu o placar no primeiro tempo, mas Tejeda e Vargas viraram para os costarriquenhos na segunda etapa. Depois, o time alemão reagiu e marcou três vezes, com Havertz (2) e Fullkrug.

Na outra partida da chave, o Japão, algoz da Alemanha na estreia, venceu a Espanha por 2 a 1, chegou aos 6 pontos e confirmou a liderança do Grupo E. A Espanha ficou com 4 pontos, empatou com a Alemanha, mas levou a melhor no saldo de gols. A Costa Rica, com 3 pontos, terminou na lanterna da chave. Nas oitavas de final, então, a Espanha enfrenta o Marrocos, enquanto o Japão pega a Croácia.

Gnabry abre o placar, e Neuer evita gol da Costa Rica

Precisando da vitória, a Alemanha partiu logo para o ataque. No primeiro minuto, Musiala recebeu perto da entrada da área e finalizou para a defesa do goleiro Keylor Navas. Aos 6, Musiala entrou na área, passou por quatro jogadores da Costa Rica, mas não finalizou e perdeu a bola. Dois minutos depois, Kimmich subiu pela direita, cruzou na área e Thomas Muller cabeceou para fora.

Na pressão, a Alemanha abriu o placar aos 10 minutos. Musiala puxou contra-ataque e acionou Raum pela esquerda. O lateral cruzou na medida para a cabeçada de Gnabry no lado esquerdo de Navas: 1 a 0. Aos 13, quase saiu o segundo. Muller recebeu a bola pela direita e levantou na área. Goretzka mandou de cabeça, e Navas defendeu. Até os 25 minutos, foram 6 finalizações dos alemães contra zero do time costarriquenho.

Só aos 28 minutos a Costa Rica tentou responder. Em contra-ataque pela esquerda, Oviedo cruzou na área para Campbell, que se jogou para finalizar e furou. A partir do 30 minutos, entretanto, a Alemanha reduziu o ritmo e trocou passes antes da linha defensiva adversária.

Aos 34, Kimmich arriscou de longe, e Navas defendeu em dois tempos. Um minuto depois, Musiala invadiu a área fazendo fila, mas bateu para fora. Então, aos 38 minutos, foi a vez de Gnabry perder boa oportunidade. Ele recebeu na entrada da grande área, fez o giro e chutou com curva rente à trave.

Contudo, a Costa Rica chegou muito perto de empatar o jogo. Aos 42, Raum e Rudiger falharam na hora de cortar o lançamento, Fuller aproveitou para entrar na área e chutar forte e no alto. Porém, Neuer espalmou no reflexo e salvou a Alemanha de levar o gol.

Costa Rica volta melhor e consegue a virada

No segundo tempo, quem marcou primeiro foi a Costa Rica. Com 12 minutos, Fuller recebeu de Campbell pelo lado direito da área, cruzou e Waston apareceu bem na grande área para mergulhar de cabeça. Neuer espalmou para frente, e Tejeda pegou o rebote para empatar o jogo: 1 a 1.

Após sofrer o gol, a Alemanha criou quatro chances seguidas. Primeiro, Musiala recebeu no lado esquerdo da área e bateu de canhota na trave. No rebote, ele mandou por cima. Depois disso, Muller foi acionado na área e chutou em cima da zaga. Na sequência, Kimmich cruzou rasteiro pela direita, Rudiger finalizou na pequena área e a bola bateu na trave. Aos 22, Musiala bateu da intermediária e a bola explodiu no poste de novo.

Em seguida, incrivelmente, a Costa Rica virou o jogo. Campbell cobrou falta da meia esquerda, Waston ajeitou na segunda trave, Duarte desviou para o alto e Vargas se jogou para finalizar. Neuer até saiu para abafar, mas a bola bateu de novo no zagueiro e entrou: 2 a 1.

Alemanha reage, faz 4 a 2, mas está eliminada

Contudo, nem deu para comemorar. Aos 27 minutos, a Alemanha reagiu rápido e empatou a partida. Kimmich pegou o rebote da zaga, tocou de cabeça e Fullkrug se esticou para ajeitar. Livre na área, então, Havertz tocou por cima na saída de Navas e fez 2 a 2.

Aos 30 minutos, aliás, quase saiu o gol. Após chegada pela esquerda, Sané fez o passe para dentro da área. Assim, Fullkrug completou cara a cara com Navas, que saltou para defender no canto esquerdo. Aos 39, a pressão alemã surtiu efeito. Gnabry cruzou da direita na medida para Havertz pegar de chapa com a canhota para o fundo da rede: 3 a 2 para a Alemanha.

Aos 43, saiu o quarto da Alemanha. Após o lançamento de Kimmich, Sané recebeu livre na área e ajeitou de peito para Fullkrug completar. A auxiliar marcou impedimento no lance, mas depois da revisao do VAR, o gol foi confirmado: 4 a 2. Mesmo com a vitória, a seleção tetracampeã repete a decepção da Copa da Rússia e dá adeus novamente na fase de grupos.