• Espanha saiu na frente com Morata, mas levou empate
  • Alemanha foi valente e Sané mudou a equipe
  • Alemães precisam vencer a Costa Rica para ir às oitavas

Espanha e Alemanha empataram, por 1 a 1, no primeiro clássico entre seleções desta Copa do Mundo do Catar. A partida era válida pela segunda rodada do Grupo E do Mundial e fechou o dia neste domingo. Os 7 a 0 na primeira rodada contra a Costa Rica colocaram a Espanha como favorita na partida e, em vários momentos, se comportou como tal. Mas os pragmáticos alemães conseguiram equilibrar a partida e se recolocar no jogo. Morata fez o gol espanhol, enquanto Füllkrug, camisa 9 alemão, empatou já na parte final do duelo.

O resultado manteve a Espanha na liderança do Grupo E, com quatro pontos. Japão e Costa Rica dividem a vice-liderança, com três pontos, mas os japoneses levam vantagem no saldo de gols. Enquanto isso, a Alemanha, tetracampeã do mundo, está na lanterna, com um ponto apenas. Contudo, uma vitória coloca os alemães perto das oitavas de final da competição.

Espanha melhor na primeira etapa

A julgar pela estreia, o jogo tinha um favoritismo muito claro para a Espanha e foi isso que aconteceu nos primeiros cinco minutos. Espanha com a bola e pressionando os alemães no campo de defesa. A Alemanha demorou muito para se organizar e tentava sair na base do talento de seus jogadores, ou em alguma escapada em velocidade. Com a bola nos pés e velocidade, o time comandado por Luis Enrique quase abriu o placar, com Olmo. O meia recebeu na entrada da área e chutou forte. Neuer desviou e a bola explodiu no travessão.

Na base da raça, a Alemanha respondeu em seguida. Goretzka partiu em velocidade pelo meio, Busquets tentou pará-lo na falta, mas ele seguiu. Passou para Gnabry, que tocou na saída de Unai Simon, que defendeu. Boa escapada, mas a arbitragem assinalou impedimento. Mas a partir deste momento, a Alemanha de Hansi Flick equilibrou as ações e, assim, começou a duelar com a Espanha. O jogo passou a ficar movimentado e as chances passaram a ser das duas equipes.

Foi então que os espaços começaram a surgir também. Os espanhóis tiveram chance com Jordi Alba e com Pedri, que recebeu uma linda bola de Olmo, destaque do primeiro tempo, e mandou por cima. Desta vez, o a arbitragem anulou o lance da Espanha. Já no final da etapa, Rudiger foi o personagem. Primeiro, com um chute que queimou as mãos de Unai Simon. E, no último lance do primeiro tempo, fez o gol da Alemanha, após uma falta pelo lado direito. O zagueiro comemorou, mas o VAR anulou o gol em seguida.

Morata entra, Sané também

O segundo tempo começou com a Alemanha pressionando a seleção espanhola. Nos primeiros cinco minutos, os alemães deram pinta de que continuariam até fazer o gol que abriria o placar. Mas não foi isso que aconteceu. Isso porque Luis Enrique percebeu a mudança tática e sacou Pedri para a entrada de Álvaro Morata. Não demorou muito para dar resultado. Na primeira escapada de Jordi Alba pela esquerda, o lateral do Barcelona cruzou rasteiro. Morata só desviou de Neuer, que nada pôde fazer.

Pressionados com a possibilidade de eliminação, os alemães passaram a pressionar. Como no primeiro tempo, na base da vontade, equilibraram o jogo de novo. A Espanha passou a jogar nos contra-ataques e a Alemanha, por sua vez, fazia o mesmo quando conseguia tomar a bola da Fúria. Foi quando Hansi Flick colocou Sané, um dos principais jogadores alemães da atualidade e que vem se recuperando de uma lesão no joelho. O jogador do Bayern de Munique mudou a partida naquele momento.

Então, Füllkrug, camisa 9 da Alemanha, também entrou para dar mais presença de área a equipe. Com Sané, veio um passe para Musiala. Na frente de Unai Simon, o jovem meia alemão chutou em cima do arqueiro da Fúria. Naquele momento a Alemanha já era melhor na partida e buscava o empate. E ele veio. Sané, mais uma vez ele, deu um passe parecido para o bem posicionado Musiala. O meia não teve domínio, mas tinha a companhia, desta vez, de Füllkrug, que dominou e soltou a bomba sem chances para Simon. E foi só. A definição do grupo será mesmo na última rodada.