• Suíços complicaram a vida da Espanha na competição
  • Akanji e Embolo fizeram os gols da Suíça em Zaragoza
  • Outra adversária do Brasil, a Sérvia goleou a Suécia

A Espanha foi surpreendida e perdeu para a Suíça por 2 a 1, na tarde deste sábado, jogando em casa, na cidade de Zaragoza, em partida válida pela penúltima rodada do Grupo 2, da Liga das Nações. Akanji e Embolo fizeram os gols suíços, enquanto Jordi Alba descontou para os espanhóis. A Suíça, vale lembrar, é adversária do Brasil na Copa do Mundo, do Catar, que será disputada entre os meses de novembro e dezembro. O jogo está marcado para o dia 28 de novembro, pelo Grupo G.

Embora estivesse jogando fora de casa, a Suíça mostrou tranquilidade e maturidade para enfrentar uma seleção do tamanho da Espanha fora de casa. Desta forma, a equipe soube aproveitar as fragilidades dos campeões mundiais de 2010, subindo a marcação e atrapalhando a saída de bola, característica da seleção do técnico Luís Enrique. Então, após cobrança de escanteio, Akanji subiu entre a marcação e fez de cabeça. Por isso, os suíços foram para o intervalo em vantagem.

Na volta para o segundo tempo, então, a Espanha foi para cima. Logo aos nove minutos, Asensio fez ótima jogada e achou Jordi Alba, que em um chute cruzado, empatou a partida. Entretanto, o empate durou pouco e, em outra cobrança de escanteio, três minutos depois, Embolo desempatou. Vale lembrar que a Espanha esbarrou em um ótimo dia do goleiro Sommer.

Sem conseguir ao menos o empate, a Espanha joga agora todas as suas fichas na última rodada, contra Portugal, em Braga. O empate classifica a seleção portuguesa para o Final Four da competição. Já a Suíça recebe a República Tcheca em uma luta direta contra o rebaixamento.

Sérvia goleia a Suécia

Em outro confronto que contou com um rival do Brasil na Copa, a Sérvia não tomou conhecimento da Suécia e goleou por 4 a 1, jogando em Belgrado, em um confronto válido pelo Grupo 4, da Liga das Nações B. Mitrovic (3), e Lukic fizeram os gols da Sérvia. Claesson fez o da equipe visitante.

A adversária da estreia do Brasil na Copa começou a partida deste sábado levando um susto. Logo aos 15 minutos Claesson marcou o gol da Suécia, o que poderia tornar as coisas mais complicadas para as pretensões dos sérvios. Mas a vantagem sueca durou pouco. Aos 18, o artilheiro do Fulham, da Inglaterra, Mitrovic, de cabeça, empatou o jogo. O jogador completou um bom cruzamento de Zivkovic. Antes do intervalo, Mitrovic, de novo de cabeça, virou o jogo para a Sérvia.

Ainda no início do segundo tempo, Mitrovic, desta vez com o pé, fez o seu terceiro gol, depois de receber um belo passe de Vlahovic. Mais tranquila, a Sérvia foi administrando a partida e marcou novamente aos 25, com Lukic, que bateu de fora da área para fechar o placar.

Com a vitória contundente, a Sérvia joga pela classificação à Liga A, na próxima terça, contra a Noruega, fora de casa. As duas equipes têm a mesma pontuação (10), mas os noruegueses levam vantagem no confronto direto. Portanto, só a vitória interessa à Sérvia, enquanto a Noruega joga por um empate.