A Copa será realizada entre novembro e dezembro de 2022. Com  estádios futuristas, país do Oriente Médio receberá os melhores jogadores do planeta.

Contagem regressiva para a Copa do Mundo FIFA de 2022. Afinal, neste 21 de novembro falta exatamente um ano para a maior competição de futebol.

Por isso, neste domingo, o Catar comemora o marco de um ano para a primeira Copa do Mundo organizada por um país do Oriente Médio.

Numa noite incrível, em cerimônia na cidade de Doha, o relógio da contagem regressiva foi revelado diante de lendas do futebol mundial, convidados e torcedores.

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, disse que nunca presenciou algo parecido na organização de um evento esportivo e deixou seus elogios para o Catar.

Ele destacou também que os estádios serão fantásticos e falou da experiência para os torcedores que irão ao Mundial no Catar conhecer o Oriente Médio: 

“É disso que se trata o futebol, é disso que se trata esta parte do mundo e sua cultura, e o mundo vai perceber isso”.

No dia 30 de novembro, o Estádio Al-Bayt será inaugurado com o jogo entre Catar e Bahrein em evento teste da Copa do Mundo.

O Catar abre a Copa no Estádio Al-Bayt. A final será dia 18 de dezembro, no Estádio Lusail, único que ainda não está pronto.

Falta 1 ano para a copa do mundo no Catar
Taça da Copa do Mundo e Bola da Copa da Rússia (© imago images / agefotostock) 12.04.2021

Copa sem calor do deserto

Será a primeira vez que uma Copa acontecerá em novembro e dezembro. A Fifa quer fugir do calor do Oriente Médio no meio do ano.

Tradicionalmente, a Copa acontece em junho e julho. Porém, esta edição foi adiada para evitar as temperaturas acima de 40 graus do verão.

Vale destacar que todos os estádios no Catar têm controle de temperatura. Ou seja, tudo pensado para conforto do público e dos jogadores em campo.

No fim do ano, a temperatura à noite é de 25 graus. O calor não vai atrapalhar. Os estádios têm ar condicionado e são climatizados.

Quais são os estádios da Copa?

Um dos países mais ricos do mundo e impulsionado pela exploração do gás natural, o Catar preparou grande infraestrutura para receber a Copa do Mundo.

Por isso, investiu na construção de estradas, criou sistema de metrô na capital Doha e fez diversas melhorias no país. E ainda ergueu estádios futuristas.

Único dos oito estádios da Copa do Mundo ainda em construção, o Estádio Lusail será entregue até janeiro, com pelo menos dez meses de antecedência.

Abaixo, vamos mostrar cada um dos oito estádios que receberão os maiores jogadores de futebol do planeta na Copa do Mundo do Catar em 2022:

Estádio Lusail

Com 80 mil lugares, o exuberante Estádio Lusail mostra toda a ambição do Catar e sua paixão por compartilhar a cultura árabe com o mundo.

O design do estádio é inspirado na interação de luz e sombra que caracteriza a lanterna fanar. Sua fachada tem motivos decorativos do mundo árabe.

O local se tornará a peça central de Lusail, que é uma metrópole recém-construída e de última geração. O estádio será palco da final.

Estádio Al-Bayt

Localizado na cidade de Al-Khor, o Al-Bayt receberá a abertura e as semifinais. O estádio impressiona por ter formato de tenda árabe gigante.

Com capacidade para 60 mil pessoas, a arena é uma verdadeira tenda nômade e será portátil. Os assentos modulares superiores serão removidos depois da Copa.

Estádio Al-Thumama

Localizado ao sul de Doha, o Al-Thumama receberá os jogos da primeira fase e quartas de final. Ele tem capacidade para 40 mil torcedores.

A arena celebra a cultura e as tradições árabes. Seu design circular lembra o gahfiya, touca tradicional usada por homens e meninos no Oriente Médio.

Estádio Al-Janoub

Localizado na cidade de Al Wakrah, antigo centro de pesca de pérolas do Catar, o Al-Janoub chama atenção pela arquitetura futurista inspirada nos barcos.

Além disso, a arena tem capacidade para 40 mil pessoas e fica numa área com parques, ciclovias, restaurantes, mercados e outras comodidades para o público.

Khalifa Internacional

Estádio mais famoso do Catar, o Khalifa Internacional é tratado como uma relíquia. Construído em 1976, ele passou por reforma e foi reaberto em 2017.

É o único estádio que já existia para a Copa e tem capacidade para 40 mil torcedores. Ele receberá jogos até às quartas de final.

A arena histórica para o Catar agora tem forma moderna e estrutura externa com arcos. Está localizada no centro de todas as sedes de 2022.

Estádio Educacion City

Ao redor do Educacion City estão as principais universidades do Catar. Por isso o nome do estádio, que está a 7km do centro de Doha.

É uma arena para 40 mil torcedores e receberá partidas da primeira e até quartas de final da Copa. Seu design parece com um diamante.

Com área verde, o estádio aposta na sustentabilidade e no futuro. Após a Copa, 20 mil assentos serão doados a estádios de países em desenvolvimento.

Estádio Ahmad Bin Ali

Localizado na cidade de Al Rayyan, que dá nome a um time popular no Catar, o Ahmad Bin Ali receberá 40 mil pessoas por jogo.

O estádio incorpora símbolos da cultura do país em sua espetacular fachada de forma ondulada. As instalações ao redor do estádio lembram dunas de areia.

Estádio Ras Abu Aboud

Construído com contêineres de transporte, assentos removíveis e outros blocos modulares, o Ras Abu Aboud será desmontado e reaproveitado após a Copa do Mundo 2022.

O estádio tem capacidade para 40 mil torcedores e fica localizado nas margens do Golfo. Seu projeto inovador servirá de legado no futuro das construções.

Quais seleções estão classificadas?

No momento, a Copa do Mundo de 2022 conta com 13 seleções classificadas das 32 para o torneio no Catar. Abaixo, separamos os países confirmados:

  • Catar (seleção anfitriã)
  • Alemanha
  • Dinamarca
  • França
  • Bélgica
  • Croácia
  • Espanha
  • Sérvia
  • Inglaterra
  • Suíça
  • Holanda
  • Brasil
  • Argentina
Falta 1 ano para a copa do mundo no Catar
Messi e Neymar durante jogo pela Copa América 2020 (© imago images / HMB-Media) 10.07.2021

Vale lembrar que as eliminatórias nos outros continentes continuam até o ano que vem. Portanto, boa parte das seleções classificadas serão definidas só em março.

Além disso, a disputa seguirá com a repescagem em junho. O sorteio dos grupos da Copa de 2022 será realizado no dia 1º de abril.

O sorteio divide as 32 seleções em oito grupos de quatro. Em 2026, no entanto, a Copa do Mundo terá pela primeira vez 48 equipes.


Repescagem com grandes da Europa

Depois da fase de grupos das eliminatórias europeias, 12 seleções disputarão a repescagem para a Copa do Mundo FIFA 2022.

As seleções estão divididas em potes, com as de melhores campanhas nas eliminatórias colocadas no 1 (Portugal, Itália, Rússia, Suécia, Escócia e País de Gales).

Já no pote 2 estão as demais equipes, como Turquia, Polônia, Ucrânia, Macedônia do Norte, Áustria e República Tcheca. Os jogos são em partida única.

Ou seja, craques como Cristiano Ronaldo, Ibrahimovic, Jorginho e Lewandowski podem ficar fora da Copa do Mundo do Catar 2022 caso suas seleções sejam derrotadas.

A repescagem da Europa contará com semifinal e final para definir três países classificados da Copa. O sorteio dos confrontos é dia 26 de novembro.

Vale destacar que as semifinais da repescagem europeia estão marcadas para o dia 24 de março de 2022. As finais, porém, serão no dia 29.

Outras 16 vagas estão em disputa: América do Sul (4 vagas + 1 repescagem), África (5), Ásia (4 + 1 repescagem) e América do Norte/Central (3).