• Volta Redonda se impõe e leva os três pontos
  • Equipe de Maurício Barbieri teve dificuldades
  • Vasco fica longe da zona de classificação

O Vasco decepcionou a torcida e perdeu para o Volta Redonda por 2 a 1 na noite desta segunda-feira, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo, em partida que fechou a quinta rodada do Campeonato Carioca. Mostrando muitos erros, o time treinado por Maurício Barbieri não foi capaz de pelo menos empatar a partida, depois de ver a equipe da Cidade do Aço abrir 2 a 0 no primeiro tempo. Ricardo Sena e Lelê, artilheiro do campeonato, fizeram os gols do time visitante. Gabriel Pec descontou na segunda etapa.

A derrota deixou o Vasco longe da zona de classificação para as semifinais do Carioca de 2023. O Gigante da Colina tem cinco pontos e ocupa a sexta colocação. O Volta Redonda, com mais três pontos, assumiu a vice-liderança, com os mesmos dez pontos do Fluminense, que perde no critério de desempate. Na próxima rodada, o Vasco encara o Resende, em São Januário, enquanto o Volta Redonda recebe o Fluminense, no Raulino de Oliveira.

Primeiro tempo de imposição

O primeiro tempo começou com o Vasco tentando tomar conta das ações. Com a torcida amplamente a favor, a equipe de São Januário, infelizmente, não aproveitou a empolgação da torcida capixaba. O Volta Redonda foi o senhor do jogo no primeiro tempo. Foram boas triangulações do ataque, que levaram perigo à defesa vascaína.

O Gigante da Colina tinha a posse de bola, mas o meio-campo brigador do Voltaço conseguia roubar as bolas e fazer transições rápidas, que levaram perigo ao goleiro Ivan. Antes mesmo dos dez minutos de jogo, foram duas chances com essa jogada característica. O Vasco, por sua vez, só foi levar perigo aos 18, com Alex Teixeira.

Foi então que o Volta Redonda abriu o placar, com Ricardo Sena, em uma jogada de contra-ataque. A zaga do Vasco falhou e a bola acabou chegando no lateral-esquerdo, que fuzilou para o gol. Sem chances para Ivan. E assim o Volta Redonda chegou ao segundo, desta vez, com Lelê, que recebeu no meio da defesa e tocou na saída de Ivan.

Segundo tempo com gol e pênalti

No segundo tempo o Vasco chegou com outra postura. Mais cuidadoso com as bolas no meio-campo e com as linhas mais altas. Foi assim que chegou ao seu primeiro gol. Aos 12 minutos, ensaiou uma pressão e a bola chegou em Gabriel Pec. O menino da base do Vasco puxou para o meio e mandou colocado, no canto direito do arqueiro. Sem chances para Jefferson.

A resposta do Voltaço veio aos 15, com Lelê, e aos 17, com Pedrinho. Nas duas, Ivan fez boas intervenções. Mas o Vasco, então, passou a pressionar de fato a saída de bola do adversário. Pedro Raul, sumido da partida, pedia bolas altas e acabou recebendo. Contudo, na hora de finalizar, foi derrubado. O árbitro marcou pênalti. Ele cobrou e o goleiro Jefferson fez grande defesa.

Na parte final do segundo tempo, o Vasco exagerou nas jogadas de bola aérea, em busca do camisa 9, mas teve dificuldades com a noite inspirada da defesa do Voltaço. Por fim, Figueiredo acertou um belo chute de fora da área, que obrigou Jefferson a fazer outra grande defesa. Sem mais chances, o Vasco, então, viu o árbitro apitar o fim da partida e as chances de pelo menos garantir um ponto na classificação.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial