- Tunisianos jogam bem e vencem por 1 a 0, com gol de Khazri
- Franceses entram com nove reservas e têm gol anulado no fim
- Vitória da Austrália impede a classificação da seleção africana
A Tunísia surpreendeu a França, venceu por 1 a 0, no estádio Cidade da Educação, mas não bastou para avançar às oitavas de final. Isso porque a derrota da Dinamarca por 1 a 0 para a Austrália acabou com o sonho tunisiano de passar de fase pela primeira vez na Copa do Mundo. A seleção africana dominou boa parte do jogo desta quarta-feira e ganhou com um gol de Khazri, marcado no segundo tempo.
Já classificados, os franceses começaram com nove reservas e mostraram desinteresse na partida. Além disso, a equipe europeia só buscou o resultado quando estava perdendo e depois das entradas de alguns titulares. Nos acréscimos, Griezmann até arrancou o empate, mas o gol foi anulado por impedimento.
Com o resultado, a França seguiu na liderança do Grupo D, com 6 pontos, e ficou na frente da Austrália (também com 6), pelo saldo de gols. A Tunísia terminou em terceiro, com 4 pontos, e a Dinamarca ficou na lanterna da chave, com apenas 1 ponto. Agora, franceses e australianos esperam os resultados dos jogos do Grupo C, nesta quarta, para conhecerem os adversários na próxima fase.
Tunísia tem gol anulado e pressiona no ataque
Em busca da vitória para chegar nas oitavas de final, a Tunísia apertou a marcação no campo de ataque da França no começo do jogo. Aos 7 minutos, os tunisianos chegaram a marcar, mas não valeu. Khazri cobrou falta na área, Ghandri desviou e a bola entrou. No entanto, o zagueiro estava um pouco adiantado, e o impedimento foi marcado.
Com nove reservas em campo, a França teve dificuldades para sair da defesa. Assim, só conseguiu finalizar com perigo aos 24 minutos. Em contra-ataque pela direita, Fofana avançou e tocou na esquerda da grande área. Coman, então, dominou errado e chutou à direita do gol de Dahmen.
Os africanos, então, seguiram pressionando no campo de ataque e chegaram com perigo aos 35. No lance, Khazri pegou o rebote na entrada da área e bateu forte de canhota. A bola foi no meio do gol, Mandanda espalmou para o meio da área e a zaga francesa afastou.
A Tunísia perdeu outra chance aos 41. Khazri recebeu o passe de Slimane na linha de fundo pela direita, entrou na área e cruzou rasteiro, mas ninguém completou. A última chance perigosa da primeira etapa, contudo, foi da França. Fofana soltou uma bomba da entrada da área, mas a bola bateu na defesa. A seleção africana teve maior volume de jogo, mas o placar seguiu inalterado.
Khazri abre o placar para os tunisianos
No segundo tempo, o jogo começou com as duas seleções marcando forte. Além disso, a primeira boa chance foi da Tunísia, aos 6 minutos. Fofana se machucou sozinho, e a bola sobrou para Laidouni, que chutou por cima. Aos 12 minutos, entretanto, a seleção africana abriu o placar.
Skhiri roubou a bola de Fofana e tocou para Laidouni, que achou Khazri. Então, o camisa 10 avançou, passou por dois marcadores e bateu de esquerda na saída do goleiro, acertando o cantinho: 1 a 0. Após o gol sofrido, o técnico Didier Deschamps resolveu mexer na França e colocou Rabiot e Mbappé em campo. Autor do gol, o atacante Kharzi foi substituído por Jeballi.
A partir dos 25 minutos, a França mudou a postura. Então, passou a jogar no campo de ataque, enquanto a Tunísia se fechou mais na defesa. Griezmann e Dembélé também entraram na partida, e os franceses ficaram ainda mais com a bola no pé. Contudo, só aos 33, o time francês chegou com perigo.
Griezmann tabelou na entrada da área e rolou para Dembélé no lado direito de ataque. O atacante levou a bola para o pé esquerdo e chutou cruzado em direção ao gol, mas Dahmen espalma no susto.
Griezmann empata no fim, mas gol é anulado
Aos 43 minutos, quase saiu o gol. Mbappé recebeu aberto pela esquerda, chegou na linha de fundo, entrou na área dando caneta no marcador e chutou forte. A bola foi em direção ao gol, e Dahmen fez a defesa. Nos acréscimos, aos 54, a França marcou, mas o gol foi anulado após revisão do VAR. Camavinga tocou na esquerda para Tchouameni, que levantou a bola na área.
Talbi cortou parcialmente, e Griezmann pegou de primeira. A bola tocou no goleiro Dahmen e entrou. Porém, no lance, Griezmann ficou em posição irregular no momento do cruzamento. A batida do zagueiro não contou como uma nova jogada. Portanto, a Tunísia venceu por 1 a 0, mas não se classificou.