- Botafogo segue líder com vantagem de sete pontos
- Escalação de Bruno Lage gerou surpresa nos torcedores
- Vitória do Goiás empurra Vasco para a zona de rebaixamento
O Botafogo lotou o Nilton Santos em uma noite de segunda-feira chuvosa no Rio de Janeiro, mas não passou de um empate com o Goiás em 1 a 1, em partida válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em uma partida bem equilibrada, o líder do campeonato viu o Esmeraldino bem organizado e forte na defesa. Assim, com uma escalação que gerou surpresa no torcedor, o Glorioso, com Tiquinho Soares no banco, teve muitas dificuldades, principalmente no primeiro tempo.
O Goiás aproveitou a instabilidade do time da casa e abriu o placar com Lucas Halter. Tiquinho Soares foi acionado no segundo tempo e marcou um bonito gol para empatar o duelo. Com o empate, o Botafogo chegou ao quarto jogo sem vitória e está com 52 pontos. Agora, o vice-líder Red Bull Bragantino ficou a sete pontos do líder. Embora seja uma distância razoável, liga o sinal de alerta no clube carioca.
O Goiás, por sua vez, ficou com 27 pontos e empurrou o Vasco novamente para a zona de rebaixamento. O Cruz-Maltino perdeu por 4 a 1 para o Santos, no último domingo, na Vila Belmiro. Na próxima rodada, o Goiás recebe o Bahia, enquanto o líder do campeonato faz o clássico contra o Fluminense.
Botafogo decepciona o torcedor
O líder do campeonato tinha esse jogo contra o Goiás para se reencontrar com a vitória. Ou seja, a escalação seria a primeira parte para buscar esses três pontos, mas quando saíram os escolhidos do técnico Bruno Lage, a torcida se espantou. Com Tiquinho Soares no banco, o treinador português optou, depois de uma semana de treinamentos, por uma formação mais conservadora com Tchê Tchê na frente e Júnior Santos, além de Diego Costa.
Assim, com uma equipe bem posicionada em campo e com uma defesa forte, esse time do Botafogo não conseguiu progredir na primeira etapa. Pior, viu o Esmeraldino chegar com perigo logo nos primeiros minutos com Maguinho. A bola passou perto do gol de Lucas Perri. Logo depois, Alano recebeu em velocidade pela direita. Ele entrou na área e chutou cruzado. Perri fez a primeira boa defesa do jogo.
O Botafogo chegou pela primeira vez aos sete minutos, mas em um lance de bola parada. Victor Cuesta subiu mais do que todo mundo na cobrança e finalizou por cima do gol de Tadeu. A melhor jogada do Botafogo ocorreu minutos depois da primeira chegada. William Oliveira saiu errado e a bola ficou com Diego Costa. Mostrando habilidade, o brasileiro/espanhol driblou o zagueiro e finalizou. Tadeu fez ótima defesa.
Foi então que a passividade e a lentidão do Botafogo gerou um castigo. Escanteio para o Goiás cobrado por Guilherme Marques. Lucas Halter, na primeira trave, subiu sem marcação para abrir o placar. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Goiás. O gol saiu aos 26 minutos. A partir daí, o Glorioso até tentou o empate, mas sempre em jogadas de bola parada.
Tiquinho Soares salva o líder
Com Tiquinho Soares e Luis Henrique em campo, o Botafogo melhorou e o treinador Bruno Lage fez uma reparação que estava na cabeça do torcedor. O camisa 9 do Glorioso, naquele momento, tinha 13 gols e sustenta a artilharia do Brasileirão. Já Luis Henrique, marcou gols importantes na campanha. Por isso, os dois no jogo era uma certa esperança para conquistar a virada.
Portanto, não demorou muito para o empate chegar, justamente com Tiquinho Soares. Luis Henrique fez a jogada, o camisa 9 do Glorioso, pelo lado esquerdo, puxou para a perna direita. A finalização foi de forma colocada, a bola acertou o ângulo de Tadeu, que nem saiu do chão. Era o empate do Botafogo. Naquele momento, Tiquinho ampliava ainda mais a vantagem na artilharia do Brasileirão.
O gol saiu aos seis minutos, ou seja, o time treinado por Bruno Lage teria o segundo tempo inteiro para fazer o segundo gol. A pressão aumentou e o time foi no embalo da torcida. Contudo, nos minutos seguintes o que se viu foi um time desorganizado explorando de forma exagerada as jogadas de bola aérea. Assim, Tadeu não teve muito trabalho para conter os ataques.
O Goiás foi melhorando no segundo tempo e, aos poucos, foi também assustando o goleiro Lucas Perri, como na cabeçada de João Magno. O Botafogo seguiu querendo colocar mais pressão, mas não era possível. A defesa esmeraldina teve uma ótima noite segura. Por fim, Tchê Tchê acertou o travessão em uma finalização de fora da área e foi só. Empate para a decepção do torcedor.