• Botafogo chegou a estar vencendo por 3 a 1 e tomou a virada
  • Tricolor Gaúcho chegou aos mesmos 59 pontos do Botafogo
  • Glorioso agora encara o RB Bragantino fora de casa no domingo

O Grêmio venceu o Botafogo por 4 a 3, na noite desta quinta-feira, em São Januário, no Rio de Janeiro, em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Em mais uma partida em que o Glorioso abriu vantagem no placar e levou a virada no segundo tempo, o Tricolor Gaúcho contou com a noite inspirada de Luis Suárez. O atacante marcou três vezes e foi o nome do jogo.

O Glorioso, por sua vez, não teve o seu artilheiro Tiquinho Soares, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Mas tinha Diego Costa e, sobretudo, Júnior Santos. Os dois melhores do ainda líder do campeonato fizeram um gol cada. Marlon Freitas marcou o terceiro. Vale lembrar que esta é a quinta derrota seguida do Glorioso. Pelo Grêmio, além de Suárez, Everton Galdino foi o autor do primeiro gol dos gaúchos em São Januário.

Com a vitória, o Grêmio assumiu a vice-liderança com o mesmo número de pontos de Botafogo, que leva vantagem no saldo de gols, e do Palmeiras. Na próxima rodada, o Grêmio recebe o Corinthians na Arena, em Porto Alegre. Enquanto isso, o Botafogo vai até Bragança Paulista encarar o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid.

Botafogo domina o primeiro tempo

Um dos principais jogos da rodada começou bem intenso em São Januário. Mudando um pouco a sua característica, o Botafogo começou a pressionar o Grêmio no campo de ataque e não deixou a equipe gaúcha respirar. Então, abriu logo o placar, com Diego Costa. Danilo Barbosa lançou para Hugo, que cruzou para dentro da área. Diego Costa matou no peito e tocou na saída de Grando. Era o primeiro gol do jogo.

O Tricolor Gaúcho ainda não havia chegado em nenhum momento para finalizar ao gol. Depois minutos após o Glorioso abrir o placar, Carballo fez um bonito lançamento para Everton Galdino invadir a área e chutar cruzado para vencer Lucas Perri e empatar o jogo em São Januário. Mas depois do gol, o Grêmio voltou a recuar e deu espaço ao Botafogo, que cresceu. Júnior Santos quase fez o segundo.

Sem conseguir mais sair de seu campo defensivo, o Grêmio se viu pressionado, com os homens de frente do Alvinegro tocando a bola sem ser incomodado muitas vezes. A impressão era de que a marcação do Grêmio não tinha encaixado. Assim, não demorou muito para o Botafogo marcar mais um: Marlon Freitas passou para Diego Costa, que chutou de primeira. Grando fez a defesa, mas Júnior Santos completou para o gol: 2 a 1.

Logo depois de tomar o segundo gol, o Tricolor Gaúcho voltou a atacar. Mas de forma tímida, ficou devendo na parte ofensiva. As melhores chances foram com Lucas Besozzi, que driblou Di Plácido dentro da área e finalizou com perigo, e em uma cobrança de escanteio. Carballo desviou e Suárez não chegou.

Suárez dá show no segundo tempo

O segundo tempo começou conforme o primeiro: o Botafogo partiu para cima do Grêmio com o objetivo de matar o jogo. Antes mesmo do primeiro minuto de jogo, Marlon Freitas passou para Di Plácido. O lateral olhou o companheiro entrando na área e cruzou. De primeira, Marlon Freitas mandou para o gol. Era o terceiro gol do Botafogo. A vitória naquele momento estava encaminhada.

Contudo, logo aos quatro minutos, começou o show de Luis Suárez, Ferreira fez a jogada pelo lado esquerdo e passou para o camisa 9 livre de marcação. Suárez limpou a defesa e chutou na saída de Lucas Perri: 3 a 2. Assim, o empate veio aos oito minutos da etapa complementar. Ferreira fez mais uma jogada pela esquerda em velocidade. De trivela, cruzou para Suárez que, com tranquilidade, tocou na saída de Lucas Perri. Era o empate; 3 a 3.

Os dois gols seguidos deram uma sossegada no jogo. Mesmo disputando cada jogada, os dois times se respeitaram muito. Os técnicos reforçaram a marcação no meio e isso impediu mais jogadas de perigo aos gols de Gabriel Grando e Lucas Perri. Então, a disputa ficou concentrada pelo meio-campo. O Grêmio neste momento dominava as ações.

Foi então que, aos 24 minutos, Cristaldo achou Villasanti no meio. O meia tabelou com Luis Suárez, que ficou na cara do gol de Lucas Perri. Na finalização, o uruguaio chutou forte e venceu o goleiro alvinegro. Era o quarto gol do jogo, o terceiro do atacante. A partir daí, o técnico Lúcio Flávio tentou fazer mudanças no Alvinegro, mas o Grêmio, mais consistente em campo, pouco sofreu. Pelo contrário Nathan Fernandes por pouco não marca um golaço. Mas no fim foi só: 4 a 3.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial