- Matheusinho marca o único gol da partida no Barradão
- Equipe de Léo Condé abriu quatro pontos na liderança
- Tombense segue na zona de rebaixamento da competição
O Vitória venceu o Tombense por 1 a 0 na noite desta sexta-feira, no Barradão, em Salvador, em partida válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O Rubro-Negro Baiano teve dificuldades, mas conseguiu marcar na segunda etapa com Matheusinho e garantir os três pontos. Assim, com 58 pontos, a equipe abriu quatro para o vice-líder, Sport, que empatou mais cedo com o Avaí.
Além disso, o Vitória deu um importante passo para voltar à Elite do futebol brasileiro. Isso porque o time treinado por Léo Condé está a oito pontos do primeiro fora da zona de classificação para a Série A. Faltando oito rodadas para o fim da competição, os baianos estão com um pé no acesso. O Tombense, por sua vez, segue na zona de rebaixamento, com 26 pontos e a 18ª colocação.
Primeiro tempo com pouca técnica
O primeiro tempo começou um pouco lento para as duas equipes. Esperando a equipe da casa tomar a iniciativa do jogo, o Vitória foi para cima e chegou pela primeira vez aos dois minutos. Iury Castilho recebeu de Léo Gamalho, cortou para o meio e chutou forte. Felipe fez a defesa no centro do gol sem problemas. Era a primeira chegada do líder da Série B.
O Tombense não se assustou com a primeira chegada, mas por conta da forte marcação do Vitória, a equipe mineira teve a primeira chegada apenas em uma bola parada Frizzo levantou na área e Roger Carvalho subiu mais do que a defesa do Rubro-Negro. Lucas Arcanjo apenas observou a bola passando sobre a sua baliza. A partir daí, o time mineiro passou a comandar as principais ações ofensivas.
Foi então que o Vitória quase fez o primeiro gol. Em mais uma bola parada, Osvaldo levantou a bola na área do time mineiro. Wagner Leonardo, o zagueiro, subiu por trás da defesa do Tombense. Na cabeçada, Felipe fez a defesa no centro do gol. Assim, na resposta, Pedro Costa puxou o contra-ataque e cruzou. Kleiton na hora de finalizar pegou mal na bola e mandou para fora.
Aos 35, o Vitória abriu o placar em um contra-ataque quase que fulminante. Depois de uma cobrança de escanteio, Dudu afastou e Osvaldo ficou com a bola. Este tocou para Matheusinho, que driblou o goleiro e tocou para Iury Castilho. Livre na área, o atacante marcou o primeiro gol do jogo. Mas a arbitragem assinalou impedimento. Então, o primeiro tempo terminou com o líder e o 18° em igualdade no placar.
Vitória sai do sufoco
A segunda etapa era a chance do Vitória apagar o primeiro tempo ruim e ir com tudo para conquistar os três pontos e, assim, abrir vantagem na busca pelo título. Mas quem começou assustando foi o Tombense. Frizzo mandou para a área e Wagner Leonardo afastou. Os jogadores da equipe mineira pediram pênalti, mas o árbitro mandou seguir.
Foi então que o Vitória passou a pressionar em busca do gol. E assim, conseguiu: Matheusinho, aos 10 minutos, partiu em velocidade desde o meio-campo. Passou pela marcação e finalizou no canto de Felipe Garcia para abrir o placar no Barradão. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Vitória. Naquele momento, abria quatro pontos do vice-líder Sport.
Dois minutos depois foi a vez de Léo Gamalho ter a sua primeira chance de finalização no jogo. A bola foi forte, mas para fora do gol de Lucas Garcia. Aos 22 minutos, o mesmo Léo Gamalho finalizou mais uma vez. No lance, o camisa 9 exigiu grande defesa de Felipe Garcia. A sequência de ataques do Vitória parou e o time treinado por Léo Condé passou a cadenciar o jogo. Por fim, o Rubro-Negro ainda teve mais chance, mas foi só.