Antes de mais nada, vamos falar sobre o zagueiro Léo Ortiz, do Red Bull Bragantino. Afinal, nesta terça-feira, o técnico Tite convocou o jogador para os amistosos da seleção brasileira. Os jogos são contra Coreia do Sul e Japão, nos 2 e 6 de junho, em Seul e Tóquio, respectivamente.
De acordo com o site “Globo Esporte”, o jogador receberá a terceira chance de defender as cores da equipe canarinho. Sendo assim, Léo Ortiz é o 28º jogador convocado pelo Brasil para a próxima data Fifa.
– Estou extremamente feliz com essa nova oportunidade. É um orgulho imenso poder representar, mais uma vez, o meu país. Podem ter certeza de que vou me dedicar ao máximo para justificar, não só essa chance, mas, quem sabe, no fim do ano, ter a honra de integrar o grupo que vai ao Catar em busca do hexa – declarou o jogador.
Depois de anunciar a convocação de Léo Ortiz, a CBF explicou que a comissão técnica decidiu chamar mais um zagueiro. Tudo por causa do desgaste físico dos atletas que atuam no futebol europeu e já estão em reta final de temporada.
– A Data Fifa de junho é sempre muito crítica por coincidir com o final de temporada na Europa. Não é uma exclusividade da seleção brasileira, mas de diversas seleções que sofrem com essa incerteza na performance física do atleta associada ao desgaste natural provocado pelo acúmulo de jogos – afirmou o fisiologista da Seleção, Guilherme Passos.
Seleção brasileira chega na Coreia do Sul no dia 26 de maio
Então, vale lembrar que o zagueiro Léo Ortiz, do Bragantino, fez parte do grupo da Copa América do ano passado. Além disso, ele estava presente na data Fifa em que o Brasil enfrentou Chile, Argentina e Peru, na sequência.
– Vou me dedicar ao máximo para justificar, não só essa chance, mas, quem sabe, no fim do ano, ter a honra de integrar o grupo que vai ao Qatar em busca do hexa. Ser convocado para defender a Seleção Brasileira é o desejo de toda criança apaixonada por futebol e, mais uma vez, estou tendo esse privilégio único – afirmou Léo Ortiz, por meio de sua assessoria de imprensa.
Nesse sentido, o primeiro treino da equipe para esses amistosos contra Coreia do Sul e Japão está previsto para o dia 27 de maio, em Seul. Portanto, a comissão técnica da Seleção deve começar a chegar na capital sul-coreana a partir do dia 24, e os atletas a partir do dia 26.
Essa é a penúltima data Fifa antes da Copa. Os jogadores envolvidos na final da Champions League, marcada para o dia 28, chegam a partir do dia 31. Além disso, a seleção brasileira ainda vai jogar em setembro. Afinal, tem o confronto suspenso contra a Argentina, pelas eliminatórias sul-americanas, e um amistoso com o México.
Com lesão no pé, lateral Danilo pode ser cortado da Seleção
Por sua vez, o lateral-direito Danilo, da Juventus, tem uma lesão na face plantar do pé e faz tratamento para evitar corte da Seleção. Titular da equipe canarinho, o jogador foi convocado para os amistosos.
De acordo com o Ge, por conta do problema, Danilo desfalcou a Juventus diante da Lazio, na última segunda-feira, pelo Campeonato Italiano. Ele já havia sido poupado na semana passada, contra o Genoa, e foi substituído no primeiro tempo da final da Copa da Itália, contra a Inter de Milão, na última quarta.
Agora, os médicos da Seleção acompanham a situação do jogador e a evolução dele na recuperação. Vale ressaltar que Danilo foi o dono da posição na Seleção na maior parte desse ciclo de Copa do Mundo. Ao todo, o lateral tem 45 jogos com a amarelinha.
Confira abaixo a lista de convocados da seleção brasileira:
Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);
Zagueiros: Eder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG), Thiago Silva (Chelsea) e Léo Ortiz (Bragantino).
Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus), Alex Telles (Manchester United), Guilherme Arana (Atlético-MG);
Meio-Campistas: Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Real Madrid), Danilo (Palmeiras) Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Lucas Paquetá (Lyon), Philippe Coutinho (Aston Villa);
Atacantes: Gabriel Jesus (Manchester City), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Atlético de Madri), Neymar (Paris Saint-Germain), Raphinha (Leeds United), Richarlison (Everton), Rodrygo (Real Madrid) e Vini Júnior (Real Madrid).