- Gol de pênalti de Lucas no fim da partida garante a classificação
- Tricolor estava sendo eliminado até os acréscimos e faz o 3 a 2
- Time de Carpini termina na liderança do Grupo D, mas Ituano cai
Em jogo com emoção até o final, o São Paulo venceu o Ituano por 3 a 2, no Novelli Júnior, em Itu, pela 12ª rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista. O Tricolor ficou na frente do placar por duas vezes, mas cedeu a igualdade, a segunda dela aos 43 da etapa final. O time do Morumbi, aliás, estava sendo eliminado, mas o pênalti convertido por Lucas nos acréscimos garantiu o triunfo e a vaga nas quartas de final. Ou seja, uma classificação no sufoco.
Com a vitória, então, o Tricolor Paulista avançar no 1º lugar do Grupo D, com 22 pontos. Já o Ituano ficou na lanterna do Grupo A, com apenas 6, e foi rebaixado para a Série A2 do Campeonato Paulista, no último lugar geral.
Nas quartas, o próximo adversário do São Paulo será o Novorizontino, que ficou no segundo lugar do Grupo D. O time do interior somou os mesmos 22 pontos do Tricolor, mas com menos gols de saldo. Dessa forma, o jogo único será no Morumbi, no próximo fim de semana (data e horário indefinidos).
Como foi o jogo
No primeiro tempo, o jogo começou equilibrado, com as duas equipes finalizando com perigo antes de o São Paulo abrir o placar. Aos 18 minutos, Igor Vinicius cobrou escanteio aberto da direita, e Calleri subiu mais do que a marcação para ajeitar. Então, Ferreira se antecipou ao goleiro Jefferson Paulinho para marcar de cabeça: 1 a 0.
Aos 27 minutos, porém, o Ituano chegou ao empate. Vinicius Paiva se livrou de Welington com facilidade, cruzou da ponta direita, e Zé Carlos chegou antes de Arboleda na bola para cabecear firme e fazer 1 a 1.
O cenário melhorou para o São Paulo aos 36. Após perder chance clara aos 35, após devolução de calcanhar de Calleri, o camisa 10 colocou o Tricolor em vantagem. O atacante recebeu passe rasteiro de Igor Vincíus na área e bate de canhota, no canto esquerdo: 2 a 1.
Na segunda etapa, o time de Thiago Carpini não voltou bem. Afinal, tentou administrar a vantagem, pouco atacou, e o treinador botou outro zagueiro para reforçar a defesa. O Ituano foi para cima e assustou aos 36 minutos, quando José Aldo chutou para Rafael defender em dois tempos. João Vialle, em cabeçada, também parou no goleiro tricolor.
Contudo, aos 43 minutos, o Ituano deixou tudo igual novamente. Bruno Alves cruzou da ponta esquerda, Michel Araújo não conseguiu cortar, e Salatiel ajeitou para trás. Então, Zé Carlos finalizou de primeira e mandou no ângulo direito: 2 a 2.
Com o resultado parcial, o São Paulo estava sendo eliminado por conta das vitórias de Novorizontino e São Bernardo. Por isso, a equipe partiu em busca da vitória. Os minutos finais do jogo, aliás, foram empolgantes, com Juan acertando a trave aos 46 minutos. Depois, Bruno Alves levou o segundo amarelo e foi expulso, aos 47. Em seguida, Juan foi derrubado na área.
O árbitro Raphael Claus primeiro mandou o jogo seguir, mas marcou o pênalti após revisão no monitor por recomendação do VAR. Aos 52, portanto, Lucas deslocou o goleiro Jefferson Paulino com batida cruzada e marcou o gol da vitória: 3 a 2.