- Campeão da Copa do Brasil afasta risco de queda para a Série B
- Equipe treinada por Rogério Ceni perde em casa e segue na Z4
- Bahia tem duas rodadas para seguir na Série A na temporada de 24
O São Paulo venceu o Bahia por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 36ª rodada do Brasileirão e encerrou qualquer chance de queda para a Segunda Divisão. Caio Paulista marcou o único gol da partida nos acréscimos e afundou ainda mais o Tricolor de Aço na luta contra o rebaixamento. Se a situação já era desesperadora, a derrota diante do torcedor ficou ainda pior.
Isso porque, com 41 pontos, a equipe treinada por Rogério Ceni é o time que abre a zona de rebaixamento. A derrota do Vasco para o Corinthians deu um fio de esperança para o coração baiano. Com apenas um empate, o Bahia sairia do grupo dos quatro últimos. Mas não foi o que aconteceu. No São Paulo, o astral é diferente. Campeão da Copa do Brasil e agora, com 50 pontos e risco zero de queda.
Vale lembrar que o técnico Rogério Ceni, grande ídolo do São Paulo, jamais venceu seu ex-clube como técnico de outra equipe. Na próxima rodada, o Bahia pega o América-MG, já rebaixado, fora de casa. O São Paulo, por sua vez, vai até a Arena MRV duelar com o Atlético-MG, que luta pelo título brasileiro com Flamengo e Palmeiras.
Primeiro tempo de muita marcação
O primeiro tempo na Fonte Nova foi de muita marcação e poucas chances de gol. O Bahia tomou conta das ações logo no início do jogo, mas foi o Tricolor do Morumbi que assustou primeiro. Michel Araújo recebeu um passe de calcanhar de Juan. A bola ficou em boas condições para a finalização do ex-volante do Fluminense, ele finalizou e Marcos Felipe fez grande defesa.
Mesmo com a bola, o Bahia tinha muitas dificuldades de penetrar na defesa do São Paulo. Dorival Júnior, com uma equipe bem armada, sabia bem o que fazer quando não tinha a bola. Por conta disso, marcou bem e não deu chances para o Tricolor de Aço. O que irritou a torcida presente no estádio. Sem saída, o Bahia começou a subir as linhas.
Assim, o Bahia só conseguiu chegar com perigo no fim do primeiro tempo. Cauly recebeu e ficou de frente com Rafael. O melhor jogador do Bahia na temporada tocou na saída do goleiro do São Paulo. Ele ainda conseguiu tirar do arqueiro, mas a bola foi para fora. O primeiro tempo terminou, então, sem gols na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Gol no fim e drama baiano
O segundo tempo foi diferente do primeiro. As duas equipes protagonizaram lances de emoção desde os primeiros minutos. Começou com Lucas cobrando falta com perigo. O São Paulo teve chances ainda com Michel Araújo, mais uma, como na primeira etapa, e com Alisson. Este perdeu uma grande oportunidade, que poderia ter dado a vantagem no placar ao São Paulo.
Pelo lado do Bahia, Everaldo, Thaciano e Biel. Assim como Alisson, perdeu grande chance. Contudo, no caso do atacante do time baiano, Arboleda conseguiu travar na hora do chute e salvou o São Paulo. O Bahia foi perdendo o gás depois dessas chances criadas. Por isso, o São Paulo começou a crescer e a assustar o goleiro Marcos Felipe, que se segurou enquanto pôde.
Primeiro, em um chute de Pablo Maia. Minutos depois, em uma finalização de Luciano. Nos acréscimos, Caio Paulista recebeu na esquerda e chutou cruzado para vencer o arqueiro do Tricolor de Aço e decretar a vitória do São Paulo. Vale lembrar que esta foi a primeira vitória do Tricolor do Morumbi fora de casa no Brasileirão, justamente contra o Bahia.