• Há cinco anos no clube, equatoriano pode requisitar passaporte
  • A ideia do Tricolor é abrir espaço para utilizar mais estrangeiros
  • Elenco já tem seis ‘gringos’ e pode ganhar mais dois para 2023

Antes de tudo, vamos falar sobre o São Paulo, que planeja conversar com Robert Arboleda para naturalizar o jogador. O equatoriano está no Tricolor Paulista desde 2017, e o passaporte brasileiro ajudará o clube com o excesso de estrangeiros nas competições nacionais.

Afinal, o elenco tricolor conta com seis jogadores de outros países. Entre eles estão, Arboleda, Galoppo, Calleri, Ferraresi, Gabriel Neves e Orejuela. Além disso, outros dois estrangeiros estão para chegar ao clube do Morumbi: o equatoriano Jhegson Méndez e o argentino Alan Franco.

De acordo com o site ‘Globo Esporte’, Arboleda está há cinco anos no Brasil e assim pode dar entrada no processo de naturalização. Além disso, ele passa nas principais exigências para adquirir o passaporte brasileiro, segundo a Lei de Migração do país.

Então, a diretoria do São Paulo pretende sugerir a ideia ao jogador durante as semanas de reapresentação. O grupo completo do Tricolor só voltará ao trabalho no CT da Barra Funda no dia 2 de janeiro, depois da folga de Ano Novo.

Arboleda sofreu lesão, mas foi para a Copa

Vale lembrar, então, que Arboleda não participou da primeira parte da pré-temporada por causa da folga da Copa do Mundo do Catar. O zagueiro defendeu a seleção do Equador na competição, mas não entrou em campo nos três jogos do time pela fase de grupos.

Inclusive, a naturalização de Arboleda tem relação com a volta do zagueiro ao São Paulo. Isso porque o equatoriano sofreu uma lesão grave no tornozelo esquerdo, em junho, no clássico com o Palmeiras. Por conta do problema, ele perdeu o restante da temporada.

O defensor retornou antes do previsto aos treinos após o período de recuperação no CT. Ele chegou a atuar em amistosos do Equador, mas não jogou pelo São Paulo na reta final do Brasileirão. Ao lado de Ferraresi e Walce na zaga, ele deve voltar a trabalhar normalmente com o técnico Rogério Ceni, em janeiro.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial