- Santos dependia apenas de si para se manter na Série A
- Fortaleza marcou dois gols no Peixe e garantiu a vitória
- Messias marcou o único gol do do time da casa no jogo
O Santos perdeu para o Fortaleza por 2 a 1 e está rebaixado para a Série B do Brasileirão do ano que vem. Na última rodada do Brasileirão, nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, o time de Marcelo Fernandes não foi páreo para o Laion, bem treinado e organizado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda. Marinho, no primeiro tempo, e Lucero, no último lance da partida, fizeram os gols do Leão do Pici contra o Peixe, agora na Série B.
O Peixe entrou na rodada fora da zona de rebaixamento e precisando apenas de si para se manter na Elite da competição. Mas ao decorrer do confronto o que se percebia era a falta de força para conquistar os três pontos. Embora tenha até empatado o jogo com Messias, por fim, a equipe da Baixada Santista fechou o ano que é para esquecer para sempre. Além da morte do seu maior ídolo, o Pelé, o rebaixamento.
Com a derrota, o Santos ficou com 43 pontos (17º lugar) e, portanto, um ponto atrás do Bahia, que venceu o Atlético-MG, em casa, por 4 a 1. O Vasco, outro postulante ao rebaixamento, conquistou a vitória sobre o Red Bull Bragantino em São Januário, no Rio de Janeiro.
Santos maltrata seu torcedor no primeiro tempo
O primeiro tempo começou muito mal para o Santos. O time não conseguia ficar com a bola e, o pior, o Fortaleza era quem tomava conta das ações ofensivas. Logo nos primeiros minutos, além de jogar abaixo das expectativas, o Peixe ficou sabendo do gol do Bahia no primeiro tempo. Minutos mais tarde, a apreensão ficou muito maior com o gol do Vasco, em São Januário.
O Santos foi melhorando aos poucos, mas tinha dificuldades de conseguir roubar a bola do adversário. O Leão do Pici articulava o jogo pelas pontas, mas acionava muito o meia Pochettino. Mesmo melhor no jogo, o Fortaleza se segurou quando Jean Lucas chegou com perigo. O Santos com seus jogadores nervosos e errando passes tiveram um alívio com o gol do Galo no Bahia. Naquele momento o rebaixado seria o Bahia.
Precisando de um gol, Marcelo Fernandes nem esperou o fim do primeiro tempo. Lucas Lima e Nonato entraram nos lugares de Tomás Rincón e Dodô. O Santos ficou mais ofensivo. Contudo, em uma cobrança de escanteio, os 11 jogadores estavam na área. Pochettino pegou a sobra e lançou para Marinho, livre, avançar e tocar na saída de João Paulo. Era o primeiro gol do jogo. Para completar, o Bahia havia marcado mais um em Salvador.
Desespero e queda
O início do segundo tempo foi o melhor momento do Santos e de seu torcedor na noite desta quarta-feira. Logo aos 12 minutos, após um escanteio, Messias cabeceou firme para empatar o jogo e manter a esperança do Peixe na Série A. Mais ainda. O Vasco acabou sofrendo o empate no Rio. Léo Ortiz fez o gol do Red Bull Bragantino. Portanto, o Santos estava se salvando.
Animado com o time fora da zona de rebaixamento, o time de Marcelo Fernandes partiu com tudo para não depender de ninguém. Mas com o passar dos minutos, o time não conseguia chegar e assustar o arqueiro do Fortaleza. Para completar o desespero do torcedor, o Vasco havia marcado o segundo gol no Rio de Janeiro. Assim, empurrava o Santos novamente para a Série B.
O desespero tomou conta do time do Santos, que viu o seu goleiro ir para a área com frequência. Mas sem organização e objetividade, foi ficando difícil para o Peixe. João Paulo, então, foi surpreendido por Lucero, aos 49 minutos do segundo tempo. O camisa 9 do Laion aproveitou o goleiro adiantado e arriscou da intermediária. Era o segundo gol e, assim, terminava o pior ano da história do Santos Futebol Clube.