- Na Vila Belmiro, Peixe ganha por 1 a 0, sob olhares de Neymar
- João Schmidt marca de cabeça no primeiro tempo da partida
- Em crise, Timão não consegue sair da zona de rebaixamento
No clássico alvinegro desta quarta-feira, melhor para o Santos. Com Neymar na torcida, o Peixe venceu o Corinthians por 1 a 0, na Vila Belmiro, gol de João Schmidt, de cabeça, no primeiro tempo. O Timão, porém, perdeu a quinta partida seguida e permanece na zona de rebaixamento do Paulistão 2024.
Com o resultado, então, o Peixe vai a 15 pontos em seis jogos e segue na liderança geral do Paulistão (com jogos a mais do que São Paulo e Palmeiras). O Peixe é o primeiro colocado do grupo A, com 11 pontos a mais do que o Ituano. Por outro lado, o Corinthians tem só três pontos e ocupa a penúltima posição do campeonato. O Timão, aliás, está na lanterna do Grupo C, atrás de Bragantino, Mirassol e Inter de Limeira.
Como foi o jogo
No primeiro tempo, o Santos teve o domínio do jogo, marcou seu gol e poderia ter ido para o intervalo com vantagem maior. O primeiro lance do clássico, porém, foi do Corinthians. Logo aos 3 minutos, Maycon recebeu dentro da área e foi atingido por João Schmidt na disputa de bola. A arbitragem nada marcou, e os corintianos reclamaram bastante de um possível pênalti na Vila Belmiro.
O Peixe, contudo, encontrou espaço para fazer tabelas e envolver a marcação do Timão. O gol, então, saiu aos 22 minutos. Após cobrança de escanteio de Otero pela direita, João Schmidt cabeceou sozinho para o gol: 1 a 0. Atrás no placar, o Corinthians teve um pouco mais de posse, mas sem assustar o goleiro João Paulo. Por outro lado, Guilherme e Willian também criaram oportunidades e pararam nas defesas de Cássio. Cazares se lesionou e deu lugar a Nonato no time da casa.
Na segunda etapa, o Timão melhorou e conseguiu ficar com a bola no campo ofensivo. Ainda assim, a equipe comandada pelo interino Thiago Kosloski encontrou dificuldades para criar situações de gol. O Santos reduziu o ímpeto, mas teve oportunidade de ampliar aos 26 minutos. Aderlan cruzou fechado, encobriu Cássio e acertou o travessão.
Tentando buscar o empate, o Corinthians promoveu a entrada de alguns ex-titulares, como Yuri Alberto, Rojas e Fausto Vera. Na parte final do clássico, os visitantes criaram chances perigosas com o estreante Rodrigo Garro e Rojas. Porém, faltou pontaria para evitar a quinta derrota em seis partidas na temporada.
Na próxima rodada, o Corinthians recebe a Portuguesa, às 16h de domingo, enquanto o Santos visita o Mirassol, às 18h.