• Joaquim e Marcos Leonardo marcaram para o Santos na Vila
  • Robson descontou para o Coxa, que teve um jogador expulso
  • Santos foi aos 33 pontos e saiu da zona de rebaixamento

O Santos deu um importante passo para sair de vez da zona de rebaixamento. Nesta quinta-feira, jogando na Vila Belmiro, o Peixe derrotou o Coritiba por 2 a 1, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. O jogo teve muita emoção e foi recheado de polêmicas, principalmente da arbitragem. Isso porque os torcedores do Santos contestaram algumas marcações, como a do pênalti do Coxa, que Robson converteu.

Naquela altura, o time da casa já vencia por 1 a 0, com gol de Joaquim. O árbitro ainda expulsou William Farias, do time paranaense, no primeiro tempo, o que causou revolta no time visitante. Para terminar, então, o VAR assinalou impedimento de Marcos Leonardo, quando o mesmo finalizou uma jogada e marcou um lindo gol, com direito a chapéu e virada perfeita dentro da área. Por falar no centroavante, foi dele o segundo gol do Santos.

Com a vitória, o Alvinegro Praiano chegou aos 33 pontos e pulou fora da zona de rebaixamento da competição. Neste momento, o Peixe ocupa a 16ª posição na tabela. O Coritiba, por sua vez, tem 20 e segura a vice-lanterna. A diferença de pontos para sair do Z4 para o Coxa já é de 13 pontos.

Primeiro tempo movimentado

O primeiro tempo começou com o Santos partindo com tudo para a vitória. Logo com um minuto de jogo, Marcos Leonardo acertou uma bicicleta que Gabriel espalmou para escanteio. A pressão era enorme e o time treinado por Marcelo Fernandes acertava os passes e mostrava que tinha pressa para marcar o gol logo no início do jogo.

Aos três minutos, Joaquim abriu o placar. Falta pelo lado direito da área do Coritiba. O cruzamento veio forte e Joaquim subiu mais do que todo mundo para abrir o placar para o Peixe. Naquele momento, o Santos saía da zona de rebaixamento. Como um caldeirão, a Vila Belmiro virou uma festa. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Santos.

Dois minutos depois, em uma disputa de bola na área, o Dodô pôs a mão na bola. O árbitro deu o pênalti, mas o VAR ficou alguns minutos a mais para confirmar. Depois da confirmação, Robson pegou a bola para bater e marcou o gol de empate do Coxa. A equipe do Paraná chegou a virar o placar, mas Matheus Bianqui estava em posição irregular e o tento acabou anulado.

Então, o jogo que estava equilibrado, passou a ficar mais para o Santos. Isso porque William Farias foi expulso de jogo por levar o segundo cartão amarelo. O Peixe se aproveitou do homem a mais e pressionou no fim do primeiro tempo pelo gol. Mas não foi possível. Os dois times foram para o intervalo com um empate da primeira etapa.

Segundo tempo tem gol do Santos

O segundo tempo começou com o Santos tomando iniciativa de ataque do jogo. Rapidamente, o time treinado por Marcelo Fernandes conseguiu uma falta perto da área, como no início do jogo. Dessa vez, Joaquim até que conseguiu a finalização, mas a bola foi para fora. Minutos depois foi a vez de Jean Lucas tentar finalizar da entrada da área. Essa foi longe do alvo.

O Santos buscava furar o bloqueio do Coritiba por todos os lados, principalmente em jogadas de bola aérea. Outro recurso que o Peixe usou bastante na partida foram as bolas paradas. Marcos Leonardo cobrou uma falta nas mãos do goleiro Gabriel, aos 16 minutos. Foi então que a pressão aumentou de vez. Jean Lucas e Lucas Lima eram os armadores do time do Santos e a torcida entendeu o recado.

Com as arquibancadas inflamadas, Jean Lucas fez a jogada e cruzou para Julio Furch desviar de cabeça. A bola explodiu na trave do goleiro Gabriel. Lucas Braga e Dodô apareceram em minutos seguidos para finalizar as jogadas, mas os dois desperdiçaram as suas chances. Entretanto, o Santos não desanimava. Era somente a vitória que interessava. O Coritiba não atacou no segundo tempo.

Foi assim que saiu o gol do Santos. Na persistência. Depois de uma jogada curta de escanteio. Soteldo invadiu a área e cruzou. Marcos Leonardo, o artilheiro do Santos, estava lá para completar para o gol e marcar para o Peixe, na Vila Belmiro. Antes de terminar, Marcos Leonardo ainda marcou um golaço de bicicleta, mas a arbitragem anulou o lance e deu impedimento. Por fim, vitória do Santos.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial