- Vozão perde por 1 a 0 no tempo normal, mas leva nos pênaltis
- Luciano Juba marcou o gol do Sport e perdeu uma das cobranças
- Richard segurou o Leão no tempo normal e pegou dois pênaltis
O Ceará é o campeão da Copa do Nordeste 2023. A equipe cearense perdeu para o Sport Recife por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, na Ilha do Retiro, em Recife, mas venceu nas penalidades máximas. Isso porque, na primeira partida, o time do Ceará venceu por 2 a 1 e tinha a vantagem para o confronto final. O grande destaque do título ficou com o goleiro Richard. Com ótimas defesas no tempo normal, o arqueiro ainda brilhou na decisão por pênaltis ao pegar as cobranças de Luciano Juba e Gabriel Santos. Foi de Juba, inclusive, o único gol do jogo. Com o título, o terceiro de sua história, o Vozão entra direto na terceira fase da Copa do Brasil de 2024, além de levar uma premiação de R$ 2 milhões.
Sport sufoca no primeiro tempo
O Sport começou a partida como se joga uma decisão. Não deixou o Ceará respirar e pressionou do início ao fim da primeira etapa. Isso porque com a Ilha do Retiro lotada e empurrado por sua torcida, não cabia outra postura para a equipe de Enderson Moreira a não ser dominar e tentar o gol logo no início. O Ceará tentou algumas transições rápidas, mas o Leão jogou em uma rotação maior, sem dar chances para o Vozão.
Richard foi um dos grandes nomes do primeiro tempo. Embora aos sete minutos tenha dado um passe errado que resultou em uma grande chance do Sport, o goleiro, que fez grande defesa no lance supracitado, seguiu como ponto alto de um Vozão apático e sufocado. Foram pelo menos três defesas do goleiro antes de sair o gol do Sport Recife.
Aos 26 minutos, cruzamento na área e Danilo Barcelos, que havia entrado minutos antes, cortou mal e Luciano Juba chutou para o gol. Desta vez, sem chances de defesa para Richard. Era o gol do Leão, exatamente o que eles precisavam para levar a partida para as penalidades máximas. Contudo, o jogo só estava no início e a pressão seguiria para o Vozão.
E se Danilo Barcelos falhou no gol do Sport, o lateral-esquerdo evitou o gol de Luciano depois de um levantamento na área e Richard sair mal do gol. A bola subiu e, em cima da linha, o lateral conseguiu evitar o segundo gol do Leão. No último lance da partida, Janderson deu o primeiro chute do Ceará na decisão desta quarta-feira.
⏱ Fim de 1º tempo na Ilha do Retiro! 🏁#SPT 1 x 0 #CSC
— Ceará Sporting Club (@CearaSC) May 4, 2023
📸 Felipe Santos / Ceará SC#CopadoNordeste2023 pic.twitter.com/mlRuq971pG
Segundo tempo de mais pressão
O segundo tempo começou conforme o primeiro: o Leão partiu para cima do Ceará e sufocou desde o início. Richard fez grande defesa logo no primeiro minuto da etapa complementar. Luciano Juba mais uma vez foi o dono da finalização. Jorginho, minutos depois, também teve a sua chance. Ou seja, o Sport pressionava e precisava de mais um gol para evitar os pênaltis.
Diferentemente do primeiro tempo, o Ceará conseguiu sair para o jogo mais cedo. Se o primeiro chute foi aos 46 na primeira parte do jogo, no segundo, aos seis, Vitor Gabriel por pouco não conseguiu completar um cruzamento para o gol. Levaria perigo ao gol do time pernambucano. Richard voltou a aparecer em um lance de falta cobrada por Edinho.
Aos 18 foi a vez de Jean Carlos assustar Renan no gol do Sport Recife, mas nada de muito perigoso como no lance aos 24 minutos. Filipinho recebeu cruzamento e mandou no travessão, na sobra Wanderson mandou na trave e a bola foi para fora. Foi o melhor lance do jogo na etapa complementar. O lance foi como um balde de água fria para a torcida.
Os minutos passavam e a pressão continuava, mas nada de o gol sair. A última chance de gol veio dos pés de Gabriel Santos. Depois de um lançamento, o jogador avançou livre para a área de Richard. Love pedia sozinho no meio, mas o atacante resolveu finalizar. A bola foi para fora, sem perigo para o gol cearense. Assim, a disputa pelo título foi para as penalidades máximas.
Richard brilhou novamente
Danilo Barcelos começou batendo e perdeu. Renan fez a defesa no canto esquerdo. Contudo, o VAR assinalou lance irregular. O pênalti foi cobrado novamente. Ele mudou o lado e marcou o primeiro. Luciano Juba abriu para o Sport Recife. O autor do gol bateu e perdeu, Richard pegou no canto direito. Jean Carlos fez o segundo para o Ceará. Vagner Love diminuiu para o clube pernambucano. Castilho foi para a cobrança e Renan pegou. Desta vez, o lance foi validado.
Sabino cobrou para empatar para o time da casa. Luvannor pegou a bola para desempatar a série e marcou, no canto de Renan. Gabriel Santos tentou empatar para o Leão, mas Richard fez a defesa no canto direito. Erick finalizou a fatura. Marcou e saiu para comemorar o título. Vozão é tri da Copa do Nordeste.
FIM DE JOGO NA ILHA DO RETIRO! VENCEMOS! pic.twitter.com/cGRkKTT15m
— Ceará Sporting Club (@CearaSC) May 4, 2023