- Dois jogadores do Fluminense se destacaram na Libertadores
- Abel Ferreira e Diniz disputam o prêmio de melhor treinador
- Resultado será divulgado no próximo domingo pelo ‘El Pais’
Antes de tudo, vamos falar sobre o prêmio Rei da América, realizado pelo jornal uruguaio ‘El Pais’. Afinal, foram divulgados nesta quinta-feira os nomes dos quatro finalistas da temporada. John Arias e Germán Cano, do Fluminense, Luis Suárez, do Grêmio, e De La Cruz, ex-River Plate e novo contratado do Flamengo, disputam o título de melhor jogador do continente em 2023.
Vale ressaltar, então, que Arias e Cano lideraram o Tricolor ao título inédito da Conmebol Libertadores. O meia-atacante colombiano marcou 12 gols e deu 17 assistências em 61 partidas. O centroavante argentino, por sua vez, foi o artilheiro do futebol brasileiro e da competição continental. No total, ele fez 40 gols em 61 partidas.
Suárez, aliás, se destacou pelo Grêmio e foi um dos responsável por levar o Tricolor ao vice-campeonato brasileiro e às semifinais da Copa do Brasil. Ele conquistou os títulos do Gauchão e da Recopa Gaúcha. O atacante uruguaio marcou 29 gols e deu 17 assistências aos companheiros de equipe. Em 2024, o Pistolero jogará no Inter Miami, dos Estados Unidos, ao lado de Lionel Messi.
Por último, Nicolás De La Cruz brilhou pelo River Plate na temporada e ajudou o time de Buenos Aires a ganhar o Campeonato Argentino. O Flamengo contratou o meia uruguaio por quase R$ 80 milhões.
De acordo com o site ‘Globo Esporte’, jogadores brasileiros venceram o Rei da América 11 vezes em 37 edições. Foram eles: Bebeto (1989), Raí (1992), Cafu (1994), Romário (2000), Neymar (2011 e 2012), Ronaldinho Gaúcho (2013), Luan (2017), Gabigol (2019), Marinho (2020) e Pedro (2022).
Abel e Diniz também concorrem
Entre os técnicos, Fernando Diniz, do Fluminense e da seleção brasileira, e Abel Ferreira, do Palmeiras estão entre os finalistas. O primeiro ganhou a Libertadores com o Tricolor, e o treinador português conquistou o bicampeonato do Brasileirão pelo Verdão. Além deles, Luiz Zubeldía, da LDU, Lionel Scaloni, da seleção da Argentina, e Marcelo Bielsa, da seleção do Uruguai, são os outros postulantes. Os vencedores da premiação saem no próximo domingo, dia 31 de dezembro.