Antes de mais nada, vamos falar sobre o clássico deste domingo (02 de janeiro) entre Chelsea e Liverpool pela 21ª rodada do Campeonato Inglês. Em grande jogo para abrir 2022, os Reds conseguiram vantagem de dois gols com Mané e Salah. Porém, os Blues reagiram antes do intervalo, com Mendy e Pulisic. Portanto, o placar foi de 2 a 2 no Stamford Bridge. 

Todavia, quem realmente gostou do empate foi o líder Manchester City, que viu seus adversários mais próximos na classificação somarem só um ponto na rodada. Agora, o City tem 53 pontos e 10 de vantagem sobre o segundo colocado Chelsea (43). Por sua vez, o Liverpool está em terceiro com 42, mas tendo um jogo a menos que os rivais.

Além disso, vale lembrar que o jogo chamou atenção antes mesmo de a bola começar rolar. Ainda mais por causa da polêmica envolvendo o centroavante Romelu Lukaku, um dos astros do Chelsea. Depois de falar em entrevista que não se sentia feliz no clube, o jogador belga sequer foi relacionado para a partida pelo técnico Thomas Tuchel.

Então, pelo lado dos Blues não jogaram Chilwell, Christensen, James e Werner. No Liverpool, Alisson, Elliott, Mtip, Phillips, Firmino, Robertson e Thiago Alcântara foram os desfalques. Com suspeita de Covid-19, o técnico Jürgen Klopp não comandou o time na beira do campo. 

Posteriormente, as duas equipes só vão jogar pela 22ª da Premier League no fim de semana dos dias 15 e 16 de janeiro. Assim, o Chelsea visitará o Manchester City e terá a chance de diminuir a vantagem do líder em confronto direto. Enquanto isso, o Liverpool receberá o Brentford. Porém, antes os times vão jogar pelas semifinais da Copa da Liga Inglesa: Chelsea x Tottenham e Arsenal x Liverpool.


Primeiro tempo eletrizante e de muitos gols

Agora vamos falar do duelo no Stamford Bridge. Afinal, Chelsea e Liverpool fizeram um grande primeiro tempo, mesmo com as falhas defensivas das equipes. Sendo assim, os visitantes abriram o placar logo aos 8, com Mané, após vacilo da defesa. Ou seja, ao tentar cortar o lançamento, Chalobah furou e deixou o atacante livre na frente de Mendy. Ele driblou o goleiro e mandou de canhota para o fundo da rede.

Aos 25, Salah ampliou a vantagem do Liverpool. O egípcio recebeu lançamento perfeito de Arnold na direita, entrou na área, driblou Alonso e tocou com maestria entre o goleiro e a trave para fazer 2 a 0 no placar. Dez minutos depois, quase o terceiro e novamente com Salah. Em jogada parecida, o camisa 11 tentou a finalização, mas o chute foi bloqueado. 

Então, com o resultado adverso, o Chelsea tentou ficar mais no campo de ataque e pressionar, mas o Liverpool fechava os espaços. Só aos 40 minutos os donos da casa conseguiram diminuir. E que golaço de Kovacic. Depois de Kelleher espalmar a falta cobrada por Alonso, a bola sobrou na frente da área para o croata. Ele pegou de primeira em belo chute e a bola ainda tocou na trave antes de entrar na gaveta. 

Em seguida, o Chelsea seguiu em cima e buscando o empate. Ele chegou na reta final do primeiro tempo. Aos 45, Pulisic recebeu o passe de Kanté nas costas da marcação e saiu na frente do goleiro. Com categoria, o camisa 10 bateu de canhota no alto e fez 2 a 2. Explosão da torcida dos Blues, e o Chelsea quase conseguiu a virada nos acréscimos da etapa inicial. Havertz avançou pela direita, mas foi travado na hora de finalizar. Mount pegou a sobra e mandou rente à trave.


Goleiros brilham na etapa final

Desde já, devemos avisar que a alta intensidade do jogo seguiu mesmo depois do intervalo. Empurrado pela torcida, o Chelsea pressionou o Liverpool na maior parte da etapa final e esteve mais perto da vitória. No entanto, os goleiros e zagueiros trabalharam muito bem e evitaram mais gols no clássico inglês.

Então, a primeira grande chance foi dos Reds, aos 11 minutos. Em contra-ataque, Jota deixou a bola com Salah, que tentou bater por cobertura. Porém, Mendy fez grande defesa. Contudo, dois minutos depois, o goleiro salvou de novo. Pouco depois, em triangulação com Mané, Milner e Salah, o camisa 10 chegou na área, cortou Thiago Silva e chutou para Mendy espalmar.

Por sua vez, o Chelsea respondeu logo depois com Pulisic. Ele bateu de primeira após cruzamento da esquerda e obrigou Kelleher a defender com puro reflexo no meio do gol. Ainda assim, os donos da casa continuaram no ataque. Aos 26, o camisa 10 dos Blues pegou a sobra e bateu colocado raspando o travessão. Por fim, o Chelsea ainda perdeu duas boas oportunidades, com Mount e Rüdiger, mas o jogo terminou mesmo em 2 a 2.

“Se você está ganhando por 2 a 0, não quer perder (a vantagem) perto do intervalo, infelizmente aconteceu. E você tem que dar crédito a eles por isso. Para o mundo foi um jogo muito bom, mas viemos aqui por três pontos e infelizmente não conseguimos”

Zagueiro Virgil van Dijk

Confira os resultados da 21ª rodada:

  • Arsenal 1 x 2 Manchester City
  • Watford 0 x 1 Tottenham
  • Crystal Palace 2 x 3 West Ham
  • Brentford 2 x 1 Aston Villa
  • Everton 2 x 3 Brighton
  • Leeds United 3 x 1 Burnley
  • Manchester United x Wolverhampton (jogo dia 03/01)
  • Leicester x Norwich (jogo adiado)
  • Southhampton x Newcastle (jogo adiado)