- Vantagem do líder caiu para seis pontos, mas com dois jogos menos
- Raphael Veiga marcou o único gol do jogo ainda no primeiro tempo
- Palmeiras encara o Botafogo na próxima quarta-feira, no Rio
O Palmeiras venceu o Bahia por 1 a 0 na noite deste sábado, no Allianz Parque, em São Paulo, em partida válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Em um jogo muito equilibrado, valeu pelos três pontos e por algumas soluções que o técnico Abel Ferreira tem encontrado para escalar e armar o time. Pelo lado do Bahia, sem desespero, já que uma derrota fora de casa para o Verdão não é o pior dos mundos, principalmente quando joga bem em um confronto como este.
Raphael Veiga marcou o único gol do jogo ainda no primeiro tempo. Com a vitória, o Verdão chegou aos 56 pontos e diminuiu a distância para o líder Botafogo. Agora, são seis pontos de diferença. Embora o líder tenha dois jogos a menos, o próximo confronto será entre os dois. Na próxima quarta-feira, o Palmeiras encara o Glorioso no Rio de Janeiro, no Nilton Santos. Para o Bahia, 34 pontos e a 15ª colocação. Na próxima terça, o Bahia pega os reservas do Fluminense, na Arena Fonte Nova.
Primeiro tempo tem gol
O primeiro tempo começou com o Palmeiras tomando conta das ações logo nos primeiros minutos de jogo. Então, não demorou muito para os jogadores de ataque começarem a fazer jogadas. Embora tenham retido a bola no campo de ataque, os jogadores comandados por Abel Ferreira não conseguiram criar um lance de perigo para o gol de Marcos Felipe. Isso ocorreu apenas aos sete minutos em uma cobrança de falta desviada por Breno Lopes.
O herói da Copa Libertadores de 2020 teve outra chance minutos depois. Raphael Veiga conseguiu escapar em velocidade e lançou o atacante. Ele entrou na área e finalizou com um chute cruzado. A bola foi forte, mas Marcos Felipe fez a defesa mais uma vez. Três minutos depois, mais uma chance: Raphael Veiga desperdiçou após cruzamento de Endrick.
A primeira chegada do Bahia só veio ocorrer aos 24 minutos de jogo. Ademir teve a chance de finalizar, mas a bola foi sem direção e não levou perigo ao gol de Weverton. O ritmo do jogo diminuiu bastante por volta dos 20 minutos de jogo. Isso porque o técnico Rogério Ceni teve de sacar Raul Gustavo e colocou Diego Rosa, um zagueiro por um lateral. A mudança de esquema assustou o Palmeiras.
Foi então que em um piscar de olhos o Palmeiras voltou a aumentar o ritmo do jogo. Foi assim que Richard Ríos assustou o goleiro Marcos Felipe aos 33 e aos 37 minutos saiu o gol, Endrick partiu com a bola dominada e sofreu falta na entrada da área, mas o árbitro deu vantagem Veiga pegou a sobra e chutou no contrapé do goleiro Marcos Felipe. Era o gol do Palmeiras, o primeiro do jogo.
Palmeiras insiste no segundo tempo
O segundo tempo começou com o Endrick fazendo o que ele sabe melhor: arrancando com tudo para cima da defesa do Bahia. Contudo, na hora da conclusão, o jovem atacante chutou mal e para fora do gol do arqueiro do Tricolor de Aço. O Verdão queria o segundo gol logo, mas a defesa do Bahia estava em uma boa noite no Allianz Parque. As chances criadas pelo Palmeiras eram sempre em jogadas enfiadas nos espaços da zaga, o que era difícil de ter.
Aos 14 minutos, uma das melhores chances do segundo tempo. O ataque palmeirense lançou na área, mas a defesa do Bahia afastou, na sobra, Murilo pegou de fora da área e obrigou Marcos Felipe a fazer uma ótima defesa. Sem conseguir o gol da vitória antes dos 15 minutos de jogo, o técnico Abel Ferreira começou a fazer trocas no time.
Embora não tenha surtido um efeito imediato, o time do Palmeiras seguiu em cima do adversário. O técnico Rogério Ceni bem que tentou colocar o time dele mais para frente, entretanto, o Palmeiras fazia uma boa partida e neutralizava toda e qualquer jogada que pudesse levar perigo ao gol de Weverton. Aos 28 minutos, Breno Lopes teve a chance de matar o jogo. Depois do passe de Murilo, o atacante bateu para a boa defesa de Marcos Felipe.
Foi então que minutos depois, Marcos Felipe fez mais uma defesa em um lance com Luis Guilherme. O jovem jogador palmeirense estava na direita e cortou para o meio antes de chutar. Minutos depois, foi a vez de Luan testar o goleiro do time baiano. A última chance do segundo gol, veio em um desvio de cabeça de Rony, que acabou por cima do gol. Por fim, o árbitro apitou o final do jogo e vitória do Palmeiras.