- No Allianz Parque, Verdão ganha por 4 a 0 e é campeão
- Gabriel Menino (2), Endrick e Flaco López fazem os gols
- Alviverde garante o bi e o 25º estadual da sua história
O Palmeiras venceu o Água Santa por 4 a 0 neste domingo, no Allianz Parque, e se sagrou campeão paulista de 2023. Portanto, o Verdão conquistou o bicampeonato e chegou ao 25º título estadual da história. Gabriel Menino (com dois), Endrick e Flaco López marcaram os gols. Aliás, o time de Abel Ferreira se impôs desde o início e abriu 3 a 0 ainda na primeira etapa após perder por 2 a 1 na partida de ida da final, na Arena Barueri. No segundo tempo, então, o Alviverde passou a administrar o resultado e ainda conseguiu ampliar o placar.
Primeiro tempo avassalador do Palmeiras
Empurrado pela torcida, o Palmeiras amassou o Água Santa, reverteu a vantagem e encaminhou a conquista do Paulistão no primeiro tempo. Em tarde inspirada, Dudu iniciou as duas primeiras chances do Verdão, aos 3 e aos 7 minutos. Na primeira, ele tocou para Murilo cabecear para fora. Em seguida, Dudu chutou cruzado e obrigou o goleiro Ygor Vinhas a espalmar. Contudo, Gabriel Menino foi quem mais se destacou na etapa.
Aos 15 minutos, o volante bateu falta na barreira e, no rebote, chutou forte no cantinho direito do goleiro para abrir o placar no Allianz Parque: 1 a 0. O time de Abel Ferreira, então, continuou pressionando a equipe de Diadema e ampliou aos 26. No lance, Dudu mostrou habilidade na direita o dar um belo drible em Thiaguinho na linha de fundo e cruzou na medida para Menino marcar de cabeça: 2 a 0.
Avassalador, o Palmeiras marcou o terceiro, aos 34 minutos, e novamente com a participação de Menino. Isso porque ele serviu Rony, que finalizou cruzado para Ygor Vinhas dar rebote. Com oportunismo, Endrick aproveitou e fez 3 a 0, para delírio da torcida palmeirense. Presa fácil, o Água Santa errou muitos passes e não conseguiu ter a bola.
Inclusive, a única oportunidades dos visitantes ocorreu aos 9 minutos, em chute de Gabriel Inocêncio, que Weverton defendeu. Antes do intervalo, então, rolou uma confusão no gramado após Dudu acertar um soco nas costas de Didi. O VAR recomendou ao árbitro a revisão do lance, mas Raphael Claus deu só cartão amarelo ao camisa 7 alviverde.
López entra e marca o quarto gol do Verdão
No segundo tempo, o Palmeiras reduziu o ritmo e viu o Água Santa tentar sair para o ataque no Allianz Parque. Após finalizações de longe para fora, o time visitante chegou com perigo. Aos 14 minutos, Bruno Xavier cruzou em direção à grande área, Júnior Todinho se esticou, mas não alcançou a bola.
A partir dos 18 minutos, Abel Ferreira começou a mexer na equipe para equilibrar a marcação e tirou de uma vez só Raphael Veiga, Dudu e Endrick. Assim, Fabinho, Flaco López e Gustavo Garcia entraram.
Aos 20 minutos, Júnior Todinho recebeu a bola driblou Zé Rafael, mas chutou por cima. Três minutos depois, Garcia cruzou no meio da área e a zaga do Água Santa cortou. Na sobra, Gabriel Menino dominou no peito e chutou sobre o gol de Ygor.
Aos 27 minutos, então, o Palmeiras marcou o quarto gol. Kady errou no meio, e o Verdão armou o contra-ataque de três contra dois. Então, Rony tocou para López bater forte de perna esquerda. A bola desviou em Didi antes de ir para o fundo da rede: 4 a 0.
Aos 43 minutos, Fabinho deu belo passe para Rony, que saiu na cara do gol, mas chutou para fora. A partir daí, foi só tocar a bola e esperar o apito final para comemorar o título paulista com a torcida palmeirense.