• Verdão faz 2 a 0 em casa e garante o tricampeonato estadual
  • Raphael Veiga, de pênalti, e Aníbal Moreno marcam os gols
  • Abel Ferreira iguala lenda do clube ao confirma sua 10ª taça

No Allianz Parque lotado, o Palmeiras venceu o Santos por 2 a 0, virou o placar agregado (havia perdido por 1 a 0 na Vila Belmiro) e conquistou o tricampeonato. O clube não alcançava três taças seguidas desde 1934. Raphael Veiga, cobrando pênalti no primeiro tempo, e Aníbal Moreno, na segunda etapa, marcaram os gols do Verdão neste domingo. O time repete o roteiro das últimas duas conquistas do Estadual, contra o Água Santa e o São Paulo, respectivamente.

Então, o título paulista de 2024 virou o terceiro seguido do Alviverde e o 26º do clube na história. Além disso, o Palmeiras alcançou a marca de 10 títulos sob o comando de Abel Ferreira. Por isso, o português igualou Oswaldo Brandão como os técnicos mais ganhadores do Verdão.

Também foi o quinto do jovem atacante Endrick, que sofreu o pênalti e foi um dos protagonistas da decisão. Contudo, ele está em contagem regressiva para dar adeus ao clube, pois se muda para o Real Madrid na janela de transferências do meio do ano.

Como foi o primeiro tempo

Com a bola rolando, o Palmeiras dominou as ações, enquanto o Santos criou só uma oportunidade clara. Aos 5 minutos, Diego Pituca pegou a sobra e arriscou um chute colocado de fora da área. O goleiro Weverton se esticou e defendeu no canto direito. Depois, aos 29, o árbitro marcou, com auxílio do VAR, um pênalti do goleiro João Paulo em cima de Endrick.

https://twitter.com/Paulistao/status/1777104345147854902

Na cobrança, Raphael Veiga bateu no meio do gol e balançou as redes. Nos acréscimos, aliás, o time da casa ainda criou duas boas chances de ampliar. A primeira delas foi em falta cobrada por Veiga, na qual Murilo cabeceou com perigo à direita do gol santista. Na outra oportunidade, Piquerez finalizou de fora da área da meia-esquerda, e João Paulo fez defesa segura.

Como foi o segundo tempo

Na etapa final, o Santos criou boas oportunidades no começo. Aliás, o goleiro Weverton trabalhou bem na cobrança de falta de Otero e em chute de Guilherme. O Peixe, aliás, ainda viu Mayke salvar em cima de linha em outra finalização do meia venezuelano. Em seguida, o Verdão chegou com perigo em chute de Endrick na rede pelo lado de fora.

O time de Abel Ferreira, então, ampliou o placar aos 22 minutos. Piquerez recebeu na ponta esquerda, puxou para o pé direito e fez um cruzamento para a área. Flaco López desviou de cabeça para a outra trave, e Aníbal Moreno completou no alto, sem chance de defesa para João Paulo: 2 a 0.

Em seguida, o Alvinegro Praiano se lançou ao ataque e deu espaço para o Verdão encaixar contra-ataques. Além disso, quase fez o terceiro em chute cara a cara de Mayke, que o goleiro santista saiu bem para defender. Nos acréscimos, a última chance criada pelo Santos foi no cabeceio para fora de Gil, após falta cobrada por Guilherme em direção à grande área. Depois, foi só esperar o apito final para a torcida palmeirense fazer a festa pelo tricampeonato paulista.

Com a expulsão de Rezende, o técnico Rogério Ceni tirou Biel e colocou Juba em campo para preencher a lateral esquerda. Daí em diante, o Vitória cresceu no jogo e criou chances. Na principal delas, Rodrigo Andrade saiu na cara de Marcos Felipe, driblou o goleiro e empurrou para o gol. Porém, o camisa 8 estava em impedimento.

Próximos compromissos

O Palmeiras, portanto, volta a campo na próxima quinta-feira (dia 11), enfrentando o Liverpool, do Uruguai, no Allianz Parque, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. O Santos, por sua vez, estreia na Série B entre sexta e domingo, na Vila Belmiro, contra o Paysandu, sem data e horário definidos.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial