- Flamengo sai na frente, mas leva a virada do Avaí
- Diego encerrou a carreira e Diego Alves se despediu do clube
- Gabigol vestirá a camisa 10 do Flamengo no ano que vem
O jogo com clima de festa no Maracanã teve todos os ingredientes que o torcedor gosta. Casa cheia, desfile com troféus, despedida de ídolos e gol que abriu o placar. Entretanto, esqueceram de avisar ao adversário, já rebaixado para a segunda divisão do campeonato. O Flamengo perdeu de virada para o Avaí por 2 a 1, na tarde deste sábado, em partida válida pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo marcou a despedida dos gramados de Diego Ribas e a despedida do clube de Diego Alves.
Embora ainda de ressaca pelas conquistas da Copa do Brasil e da Libertadores, a equipe de Dorival Júnior ainda esboçou uma certa vontade de vencer, mas essa tal vontade durou muito pouco. Nem mesmo o gol contra de Wellington foi capaz de ligar o Rubro-Negro na partida. Como consequência, Marcinho e Felipe Silva marcaram para o Avaí, desta vez a favor, e garantiram os três pontos. Mesmo que não tenha surtido efeito para o já rebaixado clube catarinense.
Com a derrota, a equipe rubro-negra aumentou para quatro o número de jogos sem vencer (três derrotas e um empate). O Flamengo, então, finalizou a sua participação no Brasileirão com 62 pontos, em 5° lugar, posição garantida, pois não. Enquanto o Avaí, com 35, está em 17°, mas poderá cair ainda mais dependendo dos resultados da rodada deste domingo. O Flamengo agora entra de férias, mas antes, desfilará neste domingo pelas ruas do Rio com os troféus da temporada
Muita festa, pouco futebol
A festa da torcida do Flamengo foi digna de aplausos para dois jogadores que conquistaram muito e que representam esta nova fase do clube. Embora nas arquibancadas o show foi bonito, no gramado ficou tudo muito a desejar. As duas equipes sem aspirações na competição. Com isso, o jogo demorou a engrenar. O Flamengo chegou com Ayrton, Cebolinha e Rodinei. Além deles, Gabriel teve um gol anulado pelo VAR.
O Avaí, por sua vez, tentava escapar nos contra-ataques. Nessas escapadas, exigiu duas vezes intervenções de Diego Alves, um dos protagonistas da tarde. Já no final do primeiro tempo, Marinho cruzou na área, Wellington desviou de cabeça para o próprio gol. A vantagem não tranquilizou o Flamengo, que acabou levando o empate antes do intervalo, com Marcinho, após um chute forte de dentro da área.
Emoção e virada
A segunda etapa reservou momentos de emoção. Com um ritmo bem mais lento e a concentração baixa, o Flamengo deixava o tempo passar até que, Diego Ribas foi substituído. O camisa 10 recebeu grande homenagem dos torcedores, dos jogadores de Flamengo e Avaí e até mesmo da arbitragem. Chorando, o meia se sentou no banco de reservas para ver o restante da partida. Minutos depois foi a vez de Diego Alves passar pelo mesmo processo.
O Avaí não se sensibilizou com as despedidas e partiu para cima do Flamengo, que nesse momento só esperava a partida acabar para entrar de férias. Aos 35, Felipe Silva desviou um cruzamento para Hugo fazer grande defesa, no rebote, o mesmo finalizou para o gol. Embora Dorival Júnior ainda tenha tentado oxigenar o time com garotos, o que parecia para quem via o jogo era que os atletas não aguentavam mais jogar nesta temporada. Mesmo com a derrota, o Flamengo saiu ovacionado pela temporada.
Fim de jogo no Maracanã. Flamengo 1 x 2 Avaí #FLAxAVA #VamosFlamengo
— Flamengo (@Flamengo) November 12, 2022
📸 @mcortesdasilva8 / CRF pic.twitter.com/YQdXkKv14j
Diego entrega a 10 para Gabigol
Diego Ribas era só emoção ao final da partida. O jogador, que agora será comentarista, fez questão de agradecer ao Flamengo, clube que o completou em todos os aspectos, segundo o próprio. Muito emocionado, vale lembrar, que o jogador entregou a camisa 10 para o atacante Gabigol, que passará a usar o número ano que vem.
– Meu sentimento é de total gratidão por tudo que envolveu o universo do futebol. Encerramento da minha carreira e o Flamengo veio me coroar, me completar em todos os aspectos. Por isso meu discurso é de gratidão por tudo que eu vivi, agora é iniciar um novo ciclo – disse.
Um craque que chegou nos braços da Maior Torcida do Mundo. A camisa 10 foi envergada com raça, amor e paixão – e a história foi feita mais de uma vez. De 2016 a 2022, vivemos golaços, assistências de qualidade e AQUELE lançamento em Lima. Obrigado, @ribasdiego10! #CRF pic.twitter.com/buKz4WkcfM
— Flamengo (@Flamengo) November 12, 2022