- Atual campeã mundial estreia com vitória por 1 a 0, em casa
- Messi se junta à Suárez como maior artilheiro da competição
- Seleção argentina pega a Bolívia, em La Paz, no próximo jogo
Com um golaço de falta de Lionel Messi, a Argentina venceu o Equador por 1 a 0, na noite desta quinta-feira, no Monumental de Núñez, na estreia das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo. O camisa 10 da Albiceleste alcançou a artilharia da história da competição, junto do uruguaio Luis Suárez. A atual campeã mundial, portanto, começou sua caminhada na defesa do título d forma positiva.
A Argentina garante os primeiros três pontos, e o Equador fica na lanterna, com -3 pontos. Afinal, vale lembrar que os equatorianos foram punidos pelo Tribunal Arbitral do Esporte pela escalação irregular de Byron Castillo nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Na próxima terça, então, o Equador recebe o Uruguai, enquanto os argentinos visitam a Bolívia em La Paz.
Nada de gols na primeira etapa
Com a bola rolando, a Argentina dominou as ações, teve 65% de posse de bola e finalizou 12 vezes, contra quatro dos equatorianos. No primeiro tempo, então, a equipe da casa teve só uma grande chance, com Messi. No lance, Mac Allister recebeu pela esquerda, rolou para trás, deixou a bola passar, e o camisa 10 bateu de primeira tirando tinta da trave do goleiro Galínzdez.
O Equador, no entanto, assustou pouco e não conseguiu aproveitar as oportunidades que teve com Enner Valencia no ataque. Nos acréscimos, a Argentina chegou com perigo. De Paul recebeu na ponta direita, cruzou, e Lautaro Martínez se antecipou para desviar de canhota e acertar a trave.
Messi faz gol de falta e garante a vitória
No segundo tempo, a Argentina voltou melhor e chegou pela primeira vez aos nove minutos. Messi cobrou falta da direita com efeito, a bola ficou viva na área, Mac Allister chutou, mas a bola bateu na marcação. Três minutos depois, bela jogada dos argentinos. Romero cruzou rasteiro da direita, Lautaro recebeu, girou, deixou a bola com Messi, que rolou para Tagliafico chutar forte. A bola raspou no trave e saiu.
Aos 23 minutos, Messi recebeu na ponta direita, limpou os marcadores, finalizou rasteiro da meia-lua da área, mas Galíndez foi buscar a bola no canto direito. Depois disso, aos 32, o camisa 10 abriu o placar. Em cobrança de falta, ele encobriu a barreira com maestria e sem chances para o goleiro: 1 a 0. Este gol, inclusive, foi o seu 29º em Eliminatórias. Di Maria, aos 39 minutos,
O time comandado por Lionel Scaloni conseguiu boas triangulações e pressionou ainda mais após as entradas de Di Maria e Julián Álvarez. Aos 39, De Paul fez boa jogada, abriu com o meia, que tentou abrir espaço e chutou cruzado para fora.
Nos acréscimos, a Argentina chegou com espaço. Álvarez abriu com De Paul na ponta direita, e o meio-campista chutou rasteiro para grande defesa do Galíndez. Os mandantes não ampliaram, mas garantiram a vitória simples dentro de casa na estreia.
Entre outros resultados do dia, o Paraguai ficou no 0 a 0 com o Peru, em Ciudad del Este, enquanto a Colômbia estreou com pé direito ao vencer a Venezuela, em Barranquilla, por 1 a 0, com gol de Borré.