• Argentino leva troféu pela oitava vez na carreira
  • Atacante supera Haaland e Mbappé na disputa
  • Ederson ganha como melhor goleiro do mundo

Lionel Messi foi eleito pela oitavas vez, nesta segunda-feira, o melhor jogador mundo pela Fifa. O camisa 10 do Inter Miami, também vencedor da Bola de Ouro em 2023, desbancou o favorito Haaland, do Manchester City, e Mbappé, do PSG, que completaram o pódio do The Best 2023. O ídolo argentino, então, levou o troféu em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019, 2022 e 2023.

Curiosamente, nenhum dos três finalistas compareceu à cerimônia de premiação desta segunda. A surpresa com o resultado do prêmio ficou evidente com os poucos aplausos vindos da plateia. Vale lembrar, então, que o período de análise do Fifa The Best foi de 19 de dezembro de 2022, um dia após a Copa do Mundo, até 20 de agosto de 2023.

No período, Messi disputou 32 jogos, marcou 24 gols e deu oito assistências. Haaland, por sua vez, disputou 41 partidas, fez 35 gols e deu seis passes para os seus companheiros marcarem. Mbappé, então, esteve em campo 28 vezes e somou 27 gols e sete assistências.

O argentino conquistou o Campeonato Francês e a Leagues Cup, enquanto Haaland ganhou a tríplice coroa com o City (Copa da Inglaterra, Premier League e Liga dos Campeões). Mbappé, contudo, também levou o título francês no período analisado.

Messi vence no critério de desempate

Messi e Haaland empataram em número de pontos ao final da votação. Os dois jogadores terminaram com 48 pontos, enquanto Mbappé ficou no terceiro lugar, com 35. O norueguês foi o favorito dos técnicos das seleções e dos jornalistas. Nesse caso, o critério de desempate levou em conta o voto dos jogadores (24 a 10). Já o francês levou só um voto.

Como o argentino recebeu mais votos entre os capitães, ele acabou sendo novamente coroado. Messi ficou com o prêmio na última edição, de 2022, que teve o seu período de análise estendido pela Copa do Mundo.

Ederson premiado, e Marta homenageada

Ederson, do Manchester City, ficou com o prêmio de melhor goleiro. Aos 30 anos, ele recebeu o troféu pela primeira vez e se tornou o segundo brasileiro a ganhar o Fifa The Best. Afinal, Alisson, do Liverpool, venceu a premiação em 2019.

Melhor jogadora do mundo em seis oportunidades, Marta protagonizou um dos momentos mais especiais do Fifa The Best. Afinal, a brasileira recebeu uma homenagem especial pelos seus feitos para o futebol feminino.

Além disso, a partir de 2024, a Fifa deve entregar o ‘Prêmio Marta’, que será dado para a autora do gol mais bonito da temporada. Portanto, ela será uma versão feminina do ‘Puskás’.

Veja, então, os ganhadores do Fifa The Best 2023:

Melhor jogador do mundo: Lionel Messi (Argentina, PSG e Inter Miami)
Jogadora: Aitana Bonmatí (Espanha e Barcelona)
Treinador: Pep Guardiola (Manchester City)
Treinadora: Sarina Wiegman (seleção da Inglaterra)
Goleiro: Ederson (Manchester City)
Goleira: Mary Earps (Manchester United)
Prêmio Puskás (gol mais bonito do período): Guilherme Madruga (Cuiabá e Botafogo-SP)
Seleção (masculino): Courtois; Walker, Ruben Dias e Stones; Bernardo Silva, De Bruyne e Bellingham; Messi, Haaland, Mbappé e Vinicius Junior
Seleção (feminino): Earps, Carmona, Bronze, Greenwood; Walsh, Russo, James, Toone e Bonmatí; Morgan e Kerr
Fifa Fair Play (premia o espírito esportivo de um atleta ou clube): seleção brasileira, por ação contra o racismo

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial