Antes de mais nada, vamos falar do mercado da bola internacional. De acordo com o Globo Esporte, o volante Bruno Guimarães aceitou a proposta do Newcastle e vai sair do Lyon no meio da temporada. Segundo a publicação, o clube inglês ofereceu 40 milhões de euros (cerca de R$ 245 milhões). Porém, a diretoria do time francês negou.

Sendo assim, faltam só detalhes burocráticos a serem acertados, como forma de pagamento, para o jogador assinar com o Newcastle até 2027. Entretanto, nesta quarta, o Lyon desmentiu em comunicado que tenha chegado a um acordo com o clube inglês para a venda do jogador brasileiro.

Vale destacar que a janela de inverno para transferências na Europa se fecha na próxima segunda. Enquanto o negócio se desenrola, Bruno Guimarães se juntou a seleção brasileira em Quito. O Brasil enfrenta o Equador pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar nesta quinta.

Além disso, Bruno Guimarães chegou ao Lyon em janeiro de 2020 após ser comprado por R$ 93 milhões ao Athletico-PR. A venda vai render 20% do lucro ao Rubro-Negro, por causa do mecanismo de solidariedade da Fifa. No Lyon, o brasileiro disputou 71 jogos, marcou oito gols e deu 10 assistências.

Portanto, ele seria o terceiro reforço do Newcastle nas últimas semanas. Por sinal, o clube inglês luta contra rebaixamento na Premier League. Atualmente, a equipe está no 18º lugar, com 15 pontos em 21 jogos. Os jogadores contratados foram o centroavante Chris Wood e o lateral-direito Kieran Trippier.

Afinal, o clube se propõe a investir pesado nos próximos anos e lutar por vagas em competições da Uefa após ter sido comprado por um fundo de investimentos da Arábia Saudita.


Seleção brasileira faz último treino antes de enfrentar o Equador

Agora vamos falar sobre a seleção brasileira, que vem se preparando para o duelo com o Equador, nesta quinta-feira. A partida vale pela 15ª rodada das Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo e acontece às 18h (de Brasília), no Estádio Rodrigo Paz Delgado, também conhecido como Casa Blanca.

Em treino realizado na última terça, o técnico Tite testou uma escalação com algumas novidades. Emerson Royal assumiu a lateral-direita, deixando Daniel Alves na reserva durante a atividade. Já na zaga, Éder Militão deve fazer dupla com Thiago Silva. Marquinhos, que geralmente é titular, ficará no banco.

Além disso, a maior novidade é o retorno de Philippe Coutinho na vaga de Lucas Paquetá, que está suspenso. Vale lembrar que o meia estreou pelo Aston Villa com gol e assistência no Campeonato Inglês. Ou seja, ele vai ser observado por Tite depois de longo tempo sem jogar pela equipe verde-amarela.

No entanto, para o ataque Vini Jr e Matheus Cunha mais uma vez devem ser os titulares. Isso já havia acontecido no jogo contra a Argentina, em novembro. Vale lembrar que Neymar está se recuperando de lesão e não foi convocado. O goleiro Éderson fez trabalho regenerativo no hotel e não treinou.

De acordo com o Globo Esporte, a Seleção deve ir a campo com esse time contra o Equador: Alisson, Emerson, Éder Militão, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Coutinho; Vini Jr, Raphinha e Matheus Cunha. Nesta quarta, Tite comanda o último treino antes do jogo.

Então, na terça (dia 2), o Brasil enfrenta o Paraguai, às 21h30, no Mineirão. A Seleção entra em campo já classificada para a Copa. Afinal, a equipe está invicta nas Eliminatórias e lidera a competição, com 35 pontos. A Argentina é a segunda colocada, com 29.


Marinho pode ser negociado pelo Santos

Chegou a hora de falar sobre o futebol nacional, e tem notícia envolvendo o atacante Marinho. Isso porque o jogador não foi inscrito pelo Santos para estreia do Paulistão, nesta quarta-feira, contra a Inter de Limeira, às 19h, fora de casa. De acordo com o Ge, o motivo é que ele deve ser negociado pelo Alvinegro Praiano.

De forma oficial, o Santos alegou que Marinho não foi inscrito no Campeonato Paulista porque ainda vem melhorando a forma física após ter pego Covid-19 no começo da pré-temporada do Peixe. Porém, um dos motivos da ausência seria a possibilidade dele deixar o clube agora no início do ano.

Então, o Santos prefere esperar para definir a presença ou não do jogador na lista de inscritos para o Paulistão. Isso porque a inscrição dos jogadores vai até o dia 25 de fevereiro. Porém, se aparecesse inicialmente, só poderia ser substituído por outro jogador nas oitavas de final da competição.

Vale destacar que o Santos ainda não recebeu proposta por Marinho. No entanto, o Peixe sabe do desejo do jogador em atuar por outro clube. Por sua vez, a diretoria santista prega cautela com a chance de negociar o atacante no mercado.

Afinal, o Peixe não quer perder o camisa 11 de graça. Assim, prioriza uma possível ida para algum clube do exterior. Ainda assim, também não descarta negociá-lo para um time do Brasil. Por exemplo, nesta quarta, o atacante teve seu nome especulado em uma negociação com o Flamengo.

Com 31 anos, Marinho deseja jogar fora do Brasil. Em 2021, Marinho disputou 42 jogos e fez nove gols. O contrato dele com o Santos vai até o fim de 2022. O Peixe inscreveu Rwan e Lucas Pires, destaques do time vice-campeão da Copinha, no Paulistão.