• Em 2024/25, primeira fase reunirá 36 clubes em forma de liga
  • Cada equipe terá oito confrontos, definidos através de sorteio
  • Uefa decide manterá tradicional modelo das oitavas em diante

Antes de mais nada, vamos falar sobre a Liga dos Campeões, que terá um novo formato a partir da próxima temporada. De acordo com a Uefa, a tradicional fase de grupos com 32 clubes vai ser trocada por uma fase nos moldes de liga e com 36 equipes. Ou seja, cada uma delas disputará oito jogos nesta fase e com rivais definidos por sorteio.

No novo formato, os times ficarão divididos em quatro potes, segundo critérios determinados. Assim, cada participante jogará contra duas equipes de cada pote, sendo metade das partidas como mandante e a outra metade como visitante.

Em seguida, os oito clubes com as melhores campanhas na fase de liga avançam direto às oitavas de final na Champions League. Quem terminar entre o 9º ao 24º lugares, disputarão um playoff que valerá oito vagas na próxima fase. Já os times que terminarem entre a 25º e a 36º posição estarão eliminados.

Nas oitavas, então, o formato atual permanece, com as equipes se enfrentando em jogos de ida e volta, em confronto eliminatório. Quem conseguir o maior placar agregado garante a classificação (sem critério de desempate por gols marcados fora de casa). Além disso, a final da Liga dos Campeões continuará sendo em jogo único e em palco neutro. As informações são do site ‘Globo Esporte’.

Quatro vagas extras da Champions

Segundo a Uefa, 32 vagas seguem como o habitual, com as classificações vindo pelas colocações nos campeonatos nacionais. As outras quatro vagas extras serão definidas da seguinte forma:

  • Primeira vaga: classificado em terceiro no campeonato da federação que ocupar a quinta posição na lista de acesso;
  • Segunda vaga: será de um campeão nacional, ampliando de quatro para cinco o número de clubes campeões nacionais da fase classificatória (serão quatro pré-eliminatórias);
  • Terceira e quartas vagas: irão para federações com melhor desempenho coletivo de seus clubes na temporada anterior.

– Isto dá aos clubes a oportunidade de se testarem contra um leque mais vasto de adversários e aumenta a probabilidade de os torcedores verem as equipes de topo se enfrentarem com mais frequência e mais cedo na competição. Também resultará em jogos mais competitivos para todos os clubes – explicou a Uefa em comunicado.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial