- Meninas da Holanda foram melhores na primeira fase
- Holanda agora guarda segunda colocada do Grupo C
- EUA avança em segundo após 0 a 0 contra Portugal
A vice-campeã mundial, Holanda, arrasou a seleção do Vietnã, na madrugada desta terça-feira, por 7 a 0, no Dunedin Stadium, na Nova Zelândia, e passou em primeiro no Grupo E da Copa do Mundo de 2023. As meninas holandesas não tomaram conhecimento da seleção mais fraca da chave e jogou como se deve para passar e primeiro em com moral para a próxima fase do torneio.
Com a vitória, como dito acima, a Holanda passou na ponta e agora aguarda a segunda colocada no Grupo G. Os EUA, campeões da última edição da Copa do Mundo, disputada na França, também se classificou na chave e pega a primeira colocada. A chave em questão tem Suécia, Itália, Argentina e África do Sul. A rodada final deste grupo será realizada nesta quarta-feira. Enquanto a Suécia pega a Argentina, Itália e África do Sul medem forças no mesmo horário.
Jogo com muitos gols
O jogo começou com o Vietnã se defendendo e a Holanda partindo para cima, sem aguardar muito os primeiros minutos. Portanto, não demorou para o primeiro gol sair. Então, logo aos sete minutos, Martens recebeu um longo lançamento e com um toque por cobertura, marcou o primeiro gol do jogo. Três minutos depois, Snoejis recebeu passe com liberdade e chutou sem chances para a arqueira vietnamita.
Assim, os dois gols não inibiram a seleção da Holanda, que seguiu pressionando em busca de mais gols. Brugts, aos 17 minutos, chutou de longe e acertou o ângulo. Um bonito gol. Era o terceiro gol holandês em menos de 20 minutos de partida. Cinco minutos depois, foi a vez de Roord marcar. Era o quarto gol da Holanda. Com o jogo decidido já na primeira etapa, ainda teve tempo para o quinto: Van der Donk fez antes do intervalo.
Holanda diminuiu o ritmo
O segundo tempo teve um ritmo menor. Isso porque a Holanda deu a impressão de que já estava com o pensamento na próxima fase do torneio. Por conta disso, tocou mais a bola e esperou um pouco mais a seleção do Vietnã. Naquele momento, as asiáticas pensavam apenas em acabar a partida para não levar mais gols. Muito embora tenham sido bem valentes durante todo o Mundial.
Foi então que aos 13 minutos Brugts fez mais um. Era o sexto da Holanda e o segundo dela, mais um bonito gol na madrugada desta terça-feira. Foi quase que uma repetição do primeiro gol dela. De muito longe, certeiro e no ângulo. Por fim, Rood, aos 38 minutos do segundo tempo, fez mais um pra Holanda. Era o sétimo holndês e o segundo dela. Assim, fechou a fase de grupos com a maior goleada do torneio.
Trave salva os EUA, que avança
No outro jogo da chave, EUA e Portugal ficaram no 0 a 0 no Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia. As campeãs do mundo avançaram para a próxima fase da competição com o resultado. Embora tenham jogado mal, as meninas norte-americanas seguem com o sonho vivo de mais um título mundial. Com cinco pontos, os EUA passaram em segundo no Grupo E e aguarda a seleção adversária nas oitavas.
A classificação veio em uma partida muito equilibrada. Portugal, embora seja uma seleção da Europa, não figura entre as principais. Mas fizeram um jogo muito digno, que só não se tornou zebra por conta da trave. Ana Capeta, nos acréscimos, recebeu um passe de cabeça, invadiu a área e finalizou. A bola bateu na trave e saiu. Seria o gol da vitória e da classificação. No fim, o empate serviu para os EUA.