• Em jogo equilibrado, os times empatam em 1 a 1 em Campinas
  • Resultado não foi dos melhores, mas Criciúma saiu comemorando
  • Vitória conquistou o primeiro título nacional de sua história

Guarani e Criciúma empataram em 1 a 1 na noite desta terça-feira, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, em partida válida pela 36º rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Em uma partida tensa, mas sem grandes chances para os dois times, o resultado acabou de bom tamanho para o Criciúma. Isso porque a equipe catarinense se manteve no G4 da competição e evitou que o Guarani se aproximasse. O Tigre saiu na frente na primeira etapa com Arilson, e o Bugre buscou o empate no segundo tempo com Derek.

Mas mais do que as pretensões das duas equipes, o empate deu ao Vitória o título da Série B de 2023. Com 69 pontos, o time comandado por Léo Condé, que liderou a competição quase que de ponta a ponta, não pode mais ser alcançado. Assim, a equipe baiana conquistou o acesso na última rodada e agora comemora o seu primeiro título nacional da história.

Vale lembrar que o Vitória chegou na decisão do Brasileirão de 1993, quando perdeu para o Palmeiras. Além disso, duelou contra o Santos na final da Copa do Brasil de 2010 e acabou derrotado. Para ficar somente nos mais importantes. Agora, o Vitória pega o Sport, no sábado, dentro do Barradão, em Salvador, e deverá levantar a taça do título.

https://twitter.com/ECVitoria/status/1724578628325777704

O jogo

A partida começou com o Guarani tentando tomar conta das ações ofensivas logo nos primeiros minutos de jogo. Contudo, o Criciúma foi bem em evitar as tentativas. O Bugre foi melhor em conseguir escanteios e algumas finalizações, mas quem abriu o placar foi a equipe catarinense. Arilson, de joelho, aproveitando um escanteio cobrado pela direita. O Guarani ainda pressionou depois do gol, mas não conseguiu o empate.

No segundo tempo, o Bugre começou o jogo disposto a empatar. Wenderson e Hygor tiveram oportunidade, mas desperdiçaram. A ideia era manter o Criciúma em seu campo defensivo e chegar o mais próximo do gol. E de tanto insistir nesta estratégia, o gol saiu. Após uma boa trama do ataque, Derek recebeu na área e girou antes de chutar sem chances para Gustavo. O Guarani tentou a virada, entretanto, ficou devendo nas finalizações.

O empate deixou o Criciúma com a vice-liderança (61), mesma pontuação de Atlético-GO, mas leva vantagem nos critérios de desempate. Já o Guarani, está com 57 e aparece na nona colocação. Nas duas rodadas finais, o Bugre pega o Ituano fora de casa e encerra com Atlético-GO, em Campinas. Os catarinenses pegam Botafogo-SP em casa e finaliza com Novorizontino fora.