• Luis Suárez marcou o gol do jogo e do título
  • Grêmio venceu o seu 42° campeonato e se aproxima do Inter
  • Gol do Grêmio saiu depois de pênalti marcado pelo VAR

O Grêmio conquistou o seu 42° título Gaúcho na tarde deste sábado ao vencer o Caxias por 1 a 0, na Arena, diante de 50 mil pessoas. A decisão do campeonato, contra o Caxias, que eliminou o Internacional na semifinal, foi difícil. O gol do título só saiu na segunda etapa, depois de o árbitro assinalar um pênalti com o auxílio do VAR. A grande estrela da companhia, Luis Suárez teve a missão de cobrar, colocar o Tricolor Gaúcho à frente, e garantir o sexto título da competição seguido. Esta foi a terceira vez na história que isso acontece. Agora o Grêmio se prepara para o início do Campeonato Brasileiro e a sequência da Copa do Brasil.

Primeiro tempo complicado

A primeira etapa foi complicada para o Tricolor Gaúcho. Embora o domínio tenha sido todo do lado do Grêmio, o fato de não conseguir um gol no início foi deixando o time nervoso. Mesmo com jogadores experientes no plantel. Assim, o time foi demorando para transformar a pressão inicial em gols. O primeiro grande lance de perigo foi aos 17, quando Suárez acertou a trave em um erro da defesa do Caxias.

Minutos depois, Villasanti, um dos melhores da partida, assustou o goleiro Bruno Ferreira. Mas essa finalização não chegou a acertar o gol. Fato que aconteceu com Carballo e Cristaldo. Este último já nos lances finais da primeira etapa. Bruno Ferreira foi um dos melhores da primeira etapa com boas intervenções. Então, Renato Portaluppi resolveu mudar a estratégia para a segunda etapa, mas já esboçava no fim da primeira etapa.

Segundo tempo com gol e alívio

Assim, a segunda etapa começou com um Tricolor Gaúcho mais cauteloso. Aquela tensão do torcedor passou para os jogadores, que viam o Caxias melhor do que na etapa anterior. Enquanto em todo primeiro tempo o Grená finalizou uma única vez, na segunda etapa o time passou a agredir mais. A tensão, então, estava no ar o tempo todo. Na melhor chance do Caxias, Eron chutou forte e Adriel fez a sua primeira defesa do jogo.

Foi então que aos 14 minutos Vina pegou uma sobra de Suárez e não fez o gol do Grêmio. Entretanto, o árbitro foi chamado pelo VAR para analisar um lance em cima do uruguaio. Assim, após ver o lance, o árbitro assinalou o pênalti. Luis Suárez foi para a cobrança. Bateu forte, no canto esquerdo de Bruno Ferreira, que acertou o lado, mas a bola foi morrer no fundo das redes. Então, era o gol do Grêmio para a explosão da Arena.

O Caxias foi para cima em busca do empate com tudo. Mas a melhor chance depois desse ímpeto, saiu de um desvio de Fernando, que Adriel fez a defesa novamente. O jogo, então, já estava nos acréscimos, quando Suárez achou Lucas Silva dentro da área. O volante que havia entrado um pouco antes marcou, mas o VAR anulou o lance ao assinalar falta no início da jogada. Pouco importou, 1 a 0 e Grêmio campeão gaúcho.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial