- Tricolor Gaúcho marca no início e garante os três pontos
- Ronald marcou de cabeça o único gol do jogo na Arena
- Atlético-MG teve um gol anulado no final do segundo tempo
O Grêmio venceu o Atlético-MG por 1 a 0 na noite deste sábado, na Arena, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time comandado por Renato Portaluppi só precisou pressionar durante os primeiros minutos de jogo para fazer o gol e garantir os três pontos. Mesmo vendo o adversário jogar melhor no restante da partida, o Tricolor Gaúcho contou com o seu goleiro para levar a vitória para casa e reassumir a segunda colocação no Brasileirão.
A vitória levou o Grêmio aos 29 pontos, um a mais do que o Flamengo, que tropeçou no lanterna América-MG mais cedo, jogando em casa. Portanto, com um jogo a menos, o clube gaúcho se encontra a 10 pontos do líder Botafogo. Já o Atlético-MG, segue sem vencer sob o comando de Luiz Felipe Scolari. Com 21 pontos, o Galo caiu para a 13ª colocação. Na próxima rodada, o clube mineiro recebe o Flamengo, no sábado, enquanto os gaúchos vão a Goiânia pegar o Goiás.
Gol no início e pressão do Galo
O primeiro tempo começou com o time da casa em cima do Atlético-MG. Precisando da vitória para reassumir o segundo lugar na corrida pelo título brasileiro, o Grêmio abriu o placar logo aos nove minutos de jogo. Escanteio para o Tricolor Gaúcho pelo lado esquerdo. Ronald marcou o gol. Era o primeiro gol do jogo e do Tricolor, que naquele momento já era o vice-líder da competição.
Logo depois do gol, o cenário mudou radicalmente. O Galo avançou as suas linhas e passou a pressionar o Grêmio. Sem conseguir reagir, o Tricolor Gaúcho ficou na defesa e buscou os contra-ataques. Sem sucesso, o Atlético-MG teve o trabalho facilitado. Contudo, as principais chances só apareceram no fim da primeira etapa. Battaglia e Pavón tentaram, mas Gabriel Grando fez ótimas intervenções.
Segundo tempo do VAR
O jogo foi equilibrado no segundo tempo. Os dois times criaram chances, mas nada que pudesse mudar o placar. O Grêmio seguiu se limitando às jogadas rápidas de contra-ataques. Paulinho, pelo Galo, e Carballo, pelo Grêmio, assustaram os goleiros em suas finalizações. Aos 20 minutos da segunda etapa, Gabriel Grando apareceu novamente. Assim, depois de uma linda jogada de Hulk e Pavón, o argentino chutou e o arqueiro salvou.
Foi então que Luiz Felipe Scolari colocou Alan Kardec para ganhar mais poder e presença de área. E quase deu certo. O atacante recebeu um cruzamento da direita e cabeceou sozinho para o fundo das redes. Comemorou o gol, mas o VAR checou e assinalou impedimento na jogada. A anulação do gol foi um balde de água fria no Galo, que não teve mais forças. Vitória gremista na Arena.
Bahia e Corinthians ficam no 0 a 0
Mais cedo, Bahia e Corinthians empataram em 0 a 0, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado não foi bom para nenhuma das equipes. O Bahia venceu apenas uma partida nas últimas 16 e, por conta disso, pode terminar a rodada na zona de rebaixamento. Enquanto isso, o Corinthians segurou o empate e abdicou do ataque. Agora, a equipe treinada por Vanderlei Luxemburgo encara o São Paulo, na próxima terça-feira, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil.
O empate levou o Bahia aos 14 pontos. O time está a apenas um do grupo dos quatro últimos colocados. Já o Timão, foi aos 16 e segue próximo. Neste momento, o clube paulista está na 14ª posição. Entretanto, o Corinthians é outro clube que poderá perder posições neste fim de semana de rodada do Brasileirão. Na próxima rodada, o Timão recebe o Vasco, no sábado. Enquanto isso, o Bahia vai à capital paulista pegar o São Paulo.