• Tiquinho Soares, Bruno Melo e Maguinho marcaram
  • Equipe de Luís Castro segue líder do Brasileirão
  • Goiás deixa a zona de rebaixamento e coloca o Timão

O Goiás surpreendeu e venceu, de virada, o Botafogo por 2 a 1 na noite deste domingo, em Goiânia, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. O Esmeraldino, mesmo com um time inferior tecnicamente, mostrou vontade e inteligência para explorar os erros do time do Glorioso e sair com os três pontos de casa. Tiquinho Soares, de pênalti, abriu o placar para o líder do campeonato. Mas Bruno Melo e Maguinho, este na segunda etapa, fizeram os gols que deram a vitória ao time da casa.

Com o triunfo, o Goiás saiu da zona de rebaixamento e agora ocupa o 15° lugar, com seis pontos. O Glorioso segue na liderança, com 15, mas agora com apenas um ponto do vice-líder, o Palmeiras. Agora, o Goiás aguarda a próxima rodada do Brasileirão, enquanto o Botafogo encara o Athletico Paranaense fora de casa, na quarta-feira, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Botafogo sai na frente, mas leva empate

O jogo começou com o líder do campeonato tomando conta das ações. Com um time mais forte e mais consistente, o Glorioso partiu para cima do Goiás em busca do primeiro gol. Nos primeiros minutos, o time se concentrou em armar jogadas pelo lado esquerdo, sempre em busca de Tiquinho Soares, destaque deste início de Campeonato Brasileiro.

Embora dominasse as ações, o Botafogo só chegou com perigo real aos 11 minutos, com Gustavo Sauer. Depois da jogada de Di Placido e Tiquinho, Sauer finalizou no canto, mas a bola bateu na defesa e saiu para escanteio. O Glorioso tentava o seu primeiro gol. O Goiás, por sua vez, tinha dificuldades de tramar alguma jogada. O time limitado deixava isso evidente.

Aos 20 minutos, o Goiás chegou pela primeira vez com perigo. Sander recebeu, invadiu a área e chutou para a defesa de Lucas Perri, que fechou o ângulo do adversário. Boa defesa do goleiro do Botafogo. O time carioca chegava com perigo. Depois de uma chance de Victor Sá, que foi para fora. O VAR marcou um pênalti de Bruno Melo em Gustavo Sauer. Tiquinho Soares cobrou e marcou o primeiro gol da partida.

Mas antes mesmo de terminar o primeiro tempo, o Goiás teve uma falta para cobrar na área. Palacios cobrou a falta e Tiquinho tirou da área. A bola seguiu viva. Foi então que a bola chegou em Bruno Melo para marcar o gol de empate. O VAR demorou alguns minutos para confirmar o gol, Enfim, o Goiás, mesmo jogando menos do que o líder, chegou a igualdade no placar.

Gol da vitória no segundo tempo

O Goiás mostrou que estava disposto a se arriscar para garantir os três pontos. Logo aos dois minutos, Alesson recebeu de frente para Lucas Perri e marcou o segundo gol do Esmeraldino. Contido, um pouco à frente da defesa, o árbitro assinalou jogada irregular do ataque do Goiás. Mesmo com o impedimento, o time da casa dava mostras de que estava com o intuito de ir para cima.

Assim, aos cinco minutos, Zé Ricardo chutou de longe para a defesa de Lucas Perri em mais uma finalização do Esmeraldino. Foi aí que a torcida começou a incentivar. Foi então que aos 11 minutos, saiu o tão sonhado gol da virada. Matheus Peixoto cruzou, a bola desviou em Segovia e Maguinho completou para o gol vazio. Era o segundo gol do Goiás na partida para a explosão da torcida.

O Botafogo, então, começou a ver os seus jogadores cansarem. Luís Castro promoveu algumas mudanças e apareceu já aos 26 minutos para cobrar uma falta com perigo. Marcelo Rangel fez a defesa. O Glorioso partiu para o desespero depois de um chute de muito longe finalizado por Marçal. Os jogadores foram ocupando os espaços e indo para cima do time da casa.

Por fim, nos minutos finais da partida, os jogadores do Botafogo se concentraram mais na entrada da área do Esmeraldino, que se segurava o quanto podia. Mas, por mais domínio em meio ao desespero do time carioca, não havia perigo ao gol de Marcelo Rangel. Em resumo, os minutos foram passando e o Esmeraldino não passou sufoco. Então, vitória sobre o líder do campeonato.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial