• Seleção da casa vence por 1 a 0, nesta sexta-feira, gol de Mateta
  • Confronto ten vaias ao hino argentino e confusão após a partida
  • Franceses pegam o Egito; Espanha e Marrocos fazem outra semi

A França manteve vivo o sonho do ouro olímpico no futebol masculino em Paris. A seleção comandada por Thierry Henry derrotou a Argentina por 1 a 0, nesta sexta-feira, em Bordeaux, e garantiu vaga nas semifinais das Olimpíadas. O atacante Mateta marcou o gol da vitória francesa, logo aos 4 minutos de jogo.

Portanto, a França volta a jogar na próxima segunda-feira (5 de agosto), às 13h (de Brasília), contra o Egito, pela semifinal, em Lyon. Se ganharem, os franceses vão à final contra Espanha ou Marrocos e confirmam ao menos a medalha de prata. Se perderem para os egípcios, vão disputar o bronze. A medalha não vem para os franceses desde o ouro em Los Angeles (EUA), em 1984.

Como foi o jogo

A partida começou agitada em Bordeaux, como era de se esperar. A França, aliás, abriu o placar logo aos 4 minutos. Mateta se antecipou aos marcadores após cobrança de escanteio batida por Olise e cabeceou cruzado, sem chances de defesa para o goleiro da Argentina: 1 a 0.

As principais chances dos mandantes foram a partir de erros de passe dos argentinos, que geraram contra-ataques nas bolas paradas. Depois de um começo de jogo lento, a equipe do técnico Javier Mascherano ditou o ritmo e trabalho a bola no setor ofensivo. Nos minutos finais da etapa, a impressão era de que a Argentina estava mais perto de empatar. O goleiro Restes, com atuação segura, evitou o empate em chute perigoso de Fernández

No segundo tempo, a França perdeu força e viu a Argentina perder oportunidades. Os comandados de Henry deixaram a bola com os argentinos, se fecharam na defesa e tentaram administrar o resultado. Isso acabou dando certo, mas com doses de emoção. Aos 38 minutos, a França chegou a marcar o segundo gol, mas não valeu.

Após recuperar a bola no ataque, Kalimuendo fez o desarme, tocou para Akliouche, que ganhou a dividida com Fernández e passou para Olise, que chutou. A bola desviou e tirou o goleiro da jogada. Porém, o gol foi anulado por falta de Akliouche na disputa de bola. Depois do apito final, aconteceu uma confusão no gramado, e jogadores das duas equipes trocaram empurrões.

Antes da partida, Mateta havia dito que os franceses estavam mexidos com a música cantada pelos argentinos na Copa América e registrada em vídeo por Enzo Fernández, que tinha como alvo os atletas da França descendentes de africanos. Em meio à polêmica, o hino nacional argentino recebeu vaias da torcida local.