Antes de mais nada, vamos falar sobre o Fluminense. Isso porque Abel Braga entregou o cargo nesta quinta-feira e não é mais o técnico do clube. A decisão foi tomada após o empate sem gols com o Unión Santa Fe, na última terça, no Maracanã, que complicou a vida do Tricolor na Copa Sul-Americana.
Mesmo com toda a identificação com o Fluminense e o fim do jejum de títulos, Abel Braga vinha sendo alvo constante de vaias dos torcedores nos últimos jogos no Maracanã por conta das más atuações do time. De acordo com o site Globo Esporte, o treinador foi vaiado contra o Vila Nova, pela Copa do Brasil, contra o Internacional, pelo Brasileirão, e contra o Unión Santa Fe.
Agora, a diretoria do Fluminense informou que Marcão vai assumir o cargo interinamente. Por sinal, o ídolo tricolor comandou a equipe da mesma forma nas últimas duas temporadas. Vale lembrar que Abel Braga voltou ao Tricolor no começo do ano. Então, ele dirigiu o time em 26 jogos, sendo 17 vitórias, quatro empates e cinco derrotas.
Contudo, no período, o Fluminense conquistou a Taça Guanabara e levou o título do Campeonato Carioca depois de 10 anos ao superar o rival Flamengo. No clube, Abel Braga venceu três estaduais (2022, 2012 e 2005) e um Brasileirão (2012).
Segundo a publicação do Ge, Abel terminou sua quarta passagem pelo Fluminense com seu maior aproveitamento: o técnico teve 70,5% em 26 jogos em 2021; 48,3% em 109 jogos entre 2017 e 2018; 60,5% em 142 jogos entre 2011 e 2013; e 56,8% em 75 jogos em 2005. Além disso, Abel é o segundo treinador que mais defendeu o clube na história com 352 partidas, atrás apenas de Zezé Moreira, com 497.
Abel Braga diz que não trabalha mais como técnico no Brasil
Além disso, em nota oficial publicada nas redes sociais do clube, o Fluminense se manifestou na manhã desta quinta sobre a saída de Abel Braga.
– O técnico Abel Braga e a diretoria do Fluminense se reuniram esta manhã com o elenco para comunicar a decisão, em comum acordo, de seguir um novo caminho. O técnico Abel Braga se desligou, hoje (28/04), do comando do elenco principal do futebol. Marcão dirigirá o time a partir do próximo domingo. Abel é o treinador mais vitorioso da história do clube e um exemplo para todos nós. Sua generosidade e amor ao Fluminense jamais serão esquecidos – informou a direção do Tricolor.
Em entrevista ao blog do jornalista Paulo Vinicius Coelho, no site Globo Esporte, Abel disse que não pretende mais ser técnico de uma equipe no Brasil. Assim, ele deixa a possibilidade aberta só para propostas de clubes do exterior. Porém, ele não descartou assumir um outro cargo dentro das estruturas dos clubes:
– Se não for fora do país, a minha carreira como treinador aqui dentro acabou. Eu não quero mais. Já tive convites para diretor técnico, diretor de transição. Algo como o Muricy está fazendo no São Paulo – afirmou Abel.
Com Marcão à beira do campo, o Fluminense volta a campo no domingo para encarar o Coritiba, às 16h (de Brasília), no Couto Pereira, pelo Brasileirão. O time está na 13ª posição, com quatro pontos. Nesta quinta, o elenco treinou normalmente no CT Carlos Castilho de olho na próxima partida.
Vale destacar que Marcão já atuou como treinador interino do Fluminense em três ocasiões. Ao todo, são 63 jogos , com 28 vitórias, 16 empates e 19 derrotas. Portanto, o aproveitamento com ele no comando é de 52,9%.